Projetos e intercâmbios

2020 – Divulgação da ciência do PPGEC na Áustria e na Espanha e outras colaborações internacionais

Em dezembro de 2019, a pós-doutoranda Zaida Ortega Diago apresentou, na University of Natural Resources and Life Sciences de Viena (Áustria), suas pesquisas associadas ao PPGEC, sob supervisão do Prof. Luiz Gustavo Oliveira Santos e colaboração da Prof. Vanda Lúcia Ferreira. Também em dezembro, Zaida participou da COP25, realizada em Madrid, onde teve contato com diversos debates e atividades para aplicar o conhecimento científico na luta contra as mudanças climáticas. Em janeiro de 2020, ela foi convidada para ministrar palestras na Universidad de Valladolid e Universidad de Salamanca (Espanha), onde irá falar sobre o Pantanal e as pesquisas realizadas no PPGEC. Além disso, a pesquisadora está participando do programa de liderança para mulheres cientistas “Homeward Bound”, onde trabalha com 80 líderes cientistas de 40 países. Elas viajarão para Antártica, sendo Zaida a única representante do Brasil. Finalmente, Zaida foi convidada para participar do programa de mestrado internacional “Ecology and Wildlife Management”, que irá começar em 2020, organizado conjuntamente pela  Universidad Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana), a Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas (Cuba) e a Universidad de Almería (Espanha), coordenado pela Prof. Margarita López Rivas, da Espanha.

 

 

2019 – Cotutela de doutorado com Université d’Angers (França) 

A estudante Clarissa de Araujo Martins finalizou seu Doutorado em Cotutela com a Université d’Angers (França) sob supervisão de Dr. Olivier Pays-Volard e Dr. Pierre-Cyril Renaud e, no PPGEC, sob supervisão de Dr. Fabio de Oliveira Roque. Clarissa trabalha no projeto “Efeito da perda de habitats em escala de paisagem sobre o funcionamento de um ecossistema savânico: uma abordagem experimental no Planalto da Bodoquena, Mato Grosso do Sul” que é uma parceria entre pesquisadores da UFMS e Université d’Angers. Utilizando abordagens filogenéticas, taxonômicas e funcionais, a estudante investigou como a perda de vegetação nativa afeta insetos aquáticos, odonatas, anuros e mamíferos terrestres na Serra da Bodoquena/MS. Clarissa também avaliou se o tamanho do corpo destes grupos biológicos influencia na resposta à perda de vegetação nativa. Com o auxílio do programa CAPES/COFECUB da Capes, a estudante finalizou dois capítulos de sua tese na França o que resultará em pelo menos dois artigos científicos. A defesa de sua tese foi realizada no Brasil na sala mutualismo no dia 13 de dezembro de 2019.

 

2019 – PPGEC na Suíça

O aluno de doutorado Matheus de Oliveira Neves esteve em Lausanne, Suíça, trabalhando com pesquisadores da Université de Lausanne. Os pesquisadores estão avaliando a eficiência das áreas de proteção ambiental da Bacia do Alto Paraguai (Pantanal e planaltos de entorno) em abrigar as espécies de anfíbios da região. Além disso, a pesquisa traz resultados relacionados a eficiência das áreas de proteção também sobre diferentes cenários futuros de mudanças climáticas. O contato entre Matheus e o Dr. Antoine Guisan, uma das maiores referências sobre modelagem de nicho ecológico, se deu pelo próprio aluno e o projeto foi aceito pelo co-orientador estrangeiro. A bolsa de Doutorado Sanduíche foi cedida pela CAPES em um total de seis meses. De novembro de 2018 à maio de 2019, Matheus esteve trabalhando no ECOSPAT (Spatial Ecology Group) liderado pelo Dr. Guisan e demais pesquisadores da Suíça, Finlândia, França e China. A pesquisa está na fase final de escrita e o nosso aluno Matheus tem previsão de defesa em janeiro de 2020.

 

 

2019 – PPGEC no México

Durante o período de 1 a 10 de julho de 2018, a aluna de doutorado Mariáh Tibcherani participou do “Primer Curso de Hormigas de México” realizado na Estación de Biología Chamela da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) em Chamela, Jalisco, México. O curso, organizado pelo Dr. Miguel Vásquez Bolaños (Universidad de Guadalajara) e Gabriela Castaño Meneses (UNAM), ofereceu aulas teóricas e práticas, ampliando os conhecimentos da aluna sobre taxonomia, paleontologia, diversidade, ecologia, interações e etologia de formigas do México. 

 

 

 

2019 – PPGEC na Nova Zelândia

Eu realizei estagio doutoral na Universidade de Otago, em Dunedin, Nova Zelândia. Sob supervisão do professor Robert Poulin desenvolvi dois capítulos da minha tese sobre ecologia de ectoparasitas de morcegos. Adicionalmente, participei de três projetos de pesquisa, todos envolvendo padrões macroecologicos de parasitas.

 

 

 

 

2019 – PPGEC na Espanha

A aluna Sabine Rocha está desenvolvendo seu doutorado em regime de co-tutela em uma parceria entre PPGEC-UFMS e a Universidad de Córdoba (UCO), sob supervisão do Dr. Caros Rouco. Sabine estuda ecologia populacional de quelônios-de-água-doce em área urbana brasileira. Com auxilio do Programa PDSE da CAPES, Sabine permaneceu em Córdoba por seis meses para finalizar dois capítulos de sua tese, o que resultará em pelo menos dois artigos científicos. Além do seu projeto, a aluna participou de projetos de extensão realizados na Universidade Espanhola com o Dr. Carlos Rouco.

 

 

21 -07 – 2017 – PPGEC no México

A aluna Vanessa Gomes está realizando parte do seu doutorado no Instituto de Ecologia da Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM), sob supervisão do Dr. Alfonso Valiente-Banuet. Vanessa estuda ecologia reprodutiva de cactáceas no Chaco brasileiro e com o auxílio do programa PDSE da Capes está finalizando dois capítulos de sua tese no México, país com a maior diversidade de cactos no mundo. Seu estágio consiste na análise de dados de fenologia e biologia reprodutiva, o que resultará em pelo menos dois artigos científicos. Além do seu projeto, a aluna está participando de atividades de campo com outros alunos do Dr. Alfonso.

11-07-2017Doutoranda do PPGEC desenvolve projeto em parceria com universidade francesa 

 

Cyntia Santos está desenvolvendo seu doutorado sobre mamíferos em paisagens fragmentadas em regime de co-tutora em uma parceria entre o PPGEC-UFMS, sob orientação do professor Fabio Roque e a Université d’Angers, sob orientação dos professores Olivier Pays e Pierre-Cyril Renaud. Entre os dias 13 a 23 de junho esteve em Angers para realização da segunda etapa do comitê externo de avaliação do trabalho. 
 
 
 

 

08-07-2017 – Pesquisadores do PPGEC e Universidade de Angers iniciam experimento manipulativo de defaunação

Uma equipe coordenada por pesquisadores da Universidade de Angers (França) e do PPGEC (UFMS) iniciaram, em maio de 2017, um experimento manipulativo para entender os efeitos da defaunação, simulando a perda de grandes mamíferos por meio de plotes de exclusão na biodiversidade e processos ecossistêmicos no Cerrado.  O projeto de longo prazo esta sendo desenvolvido na região do Planalto da Bodoquena e tem como principal apoio financeiro o programa de apoio à parceira cientifica entre Brasil e França: CAPES-COFECUB.

 

 

 

07-07-2017 – PPGEC participa de projeto de sustentabilidade em Guiné-Bissau na África

Uma equipe da UFMS (coordenada pelo Dr. João Onofre) e da Agência de Meio ambiente de Guiné-Bissau esta desenvolvendo um projeto com comunidades de Guiné-Bissau, buscando soluções coletivas para desafios econômicos, sociais e ambientais da região. As comunidades de Guiné-Bissau estão localizadas em uma  região bastante carente de iniciativas que conciliem aspectos econômicos, energéticos, produção de alimentos e uso sustentável da biodiversidade. Integrantes do PPGEC colaboram com o eixo de meio ambiente do referido projeto financiado pelo CNPq. Em 2016, uma caravana brasileira visitou as comunidades em Guiné-Bissau e, em 2017, a equipe brasileira receberá a visita dos integrantes africanos e iniciará atividades de construção sustentáveis nas comunidades.

 

 

 07-07-2017 – O aluno do PPGEC Ricardo Koroiva, está no Canada realizando parte do seu doutorado no Royal Ontario Museum, em Toronto. Com bolsa cedida pelo programa de Doutorado Sanduiche da CAPES, seu estágio é supervisionado pelo chefe do laboratório de invertebrados, Sebastian Kvist, que tem auxiliado na finalização de seus trabalhos sobre o uso de ferramentas moleculares em libélulas. Além do seu projeto inicial, o aluno já está envolvido também em projetos com outros pesquisadores do museu, como o curador Doug Currie.

A esquerda Prof. Sebastian Kvist, ao centro o aluno Ricardo Koroiva e a direita o Prof. Doug Currie

08-05-2017 – Em função da nossa parceria com a University of Angers, em maio, tivemos 3 dias de workshop sobre “Efeitos de defaunação sobre a biodiversidade na Serra da Bodoquena”, um projeto financiado pela CAPES-COFECUB (parceria Brasil-França).  Esse projeto é liderado pelo Prof. Fábio de Oliveira Roque do PPGEC-UFMS e pelos professores Pierre Cyril-Renaud e Olivier Pays da University of Angers.

03 – 11 -2016 – PPGEC na Austrália

A aluna de doutorado do PPGEC Camila Souza desenvolve seu doutorado com redes de interações entre plantas e visitantes florais em ecossistemas sazonais do Brasil Central, e esteve na University of New England, na cidade de Armidale, Austrália. A visita ocorreu em outubro  para realizar um estágio com sua coorientadora de tese, prof. doutora Caroline Gross. O estágio foi financiado pelo programa Papus da CAPES, e teve como objetivo trabalhar em um capitulo de sua tese (efeito da espécie exótica Apis mellifera nas redes de interações), além da parceria no desenvolvimento e elaboração de outros artigos científicos.

 
12 – 10 -2016 – Pesquisa em parceria com universidades dos Estados Unidos
 

O projeto de pesquisa, da doutoranda Elaine Cristina Corrêa, simulou experimentalmente a perda de espécies de macroconsumidores em córregos do Planalto da Bodoquena e teve a colaboração de duas universidades estadunidense; Chatham University e Kansas State University. Com o apoio do PAPOS/Fundect, a doutoranda realizou parte do doutorado (julho-outubro 2016) nessas universidades, com os professores Ryan Utz, Keith Gido e Walter Dodds que contribuíram para um melhor aprimoramento na tese e nos manuscritos.

 
11 – 10 -2016 – PPGEC na Antártica 
 
Durante o verão antártico de 2016 (janeiro à março), o ex-aluno Wellington Santos Fava participou da OPERANTAR XXXIV (Operação Antártica) permanecendo 40 dias na Ilha Elefante e realizando coletas para o projeto “Evolução e Dispersão de Espécies Antárticas Bipolares de Briófitas e Líquens”. Este projeto visa estudar as populações de musgos e líquens a fim de melhor entender o valor evolutivo e utilidade taxonômica das variações morfológicas encontradas entre as populações antárticas com distribuição bipolar (que ocorrem nos polos norte e sul). Desenvolvido em parceria entre UFMS e UnB, além do apoio da Marinha Brasileira, que leva os pesquisadores até o continente austral, o projeto conta com a colaboração de pesquisadores do Brasil e exterior, como o liquenólogo russo Mikhail Andreev, do Komarov Botanical Institute de St. Petersburg, e do biólogo argentino Guillermo Suarez da Universidade Nacional de Tucumán.
 
 
 
01 – 07 -2016 – PPGEC em Portugal
 

Em junho de 2016, os professores Maria João Pereira e Erich Fischer visitaram a Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, onde ofereceram minicurso “Ecologia do Cerrado e Pantanal” para estudantes locais e participaram como co-orientador e júri, respectivamente, em defesa de mestrado do curso de Ecologia Aplicada. A missão de trabalho incluiu também reuniões sobre os projetos em colaboração com os pares da UA, e visita ao município de Penacova para conhecer desenvolvimento de projeto de reflorestamento, coordenado pelo professor Carlos Fonseca.

 

Foto: professor Carlos Fonseca em área do projeto de plantio de mudas de medronheiro (Arbutus unedo, Ericaceae)

20-01-2015 – PPGEC nos Estados Unidos

Durante janeiro a agosto de 2015, o ex-aluno do PPGEC Francisco Valente Neto realizou parte de seu doutorado na University of Maryland, Baltimore County, supervisionado pelo Dr. Christopher Swan, com o auxílio de uma bolsa de Doutorado Sanduíche fornecida pela Capes. Durante sua estadia em Baltimore, Dr. Swan auxiliou Francisco na discussão dos capítulos da tese e análises estatísticas, colaborando para um melhor amadurecimento da tese. O ex-aluno foi integrado ao grupo de pesquisa do Dr. Swan, participando de reuniões e da elaboração de um manuscrito que avaliou o efeito da urbanização sobre a diversidade filogenética de insetos aquáticos.