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EDITAL DE SELEÇÃO Nº 1, DE 12 DE MARÇO DE 2019
A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL -
UFMS, por meio do Coordenador de Curso torna público o presente Edital que tem por objeto
a abertura de inscrições para o Processo Seletivo visando à seleção de candidatos para
preenchimento de vagas no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, Curso
de Doutorado, do Instituto de Biociências, com treze vagas e ingresso no ano de 2019, em
sistema de fluxo contínuo.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Processo Seletivo será regido pelas regras dispostas no presente Edital e conduzido por
Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado de Curso e composta de professores do
Curso.
1.2. A seleção em sistema de fluxo contínuo destina-se ao preenchimento das vagas
oferecidas a candidatos portadores de diploma de mestre em todas as áreas da grande área
Ciências Biológicas ou áreas afins, devidamente registrado, se obtido no Brasil, ou
reconhecido, se obtido no exterior, ressalvado o disposto no item 1.1.1.
1.1.1. A aceitação de candidatos com diploma de graduação e/ou mestrado expedido por
instituição estrangeira não revalidado/reconhecido seguirá o disposto no art. 54 do
Regimento Geral da UFMS.
1.1.2. Aceitar-se-á inscrição de candidatos durante todo o período especificado no Item
2.1 deste Edital até que a última vaga seja preenchida.
1.3. As dúvidas quanto ao Edital poderão ser esclarecidas pessoalmente na secretaria de curso,
pelo e-mail ecologia.inbio@ufms.br ou pelo telefone (67) 3345-7342.
1.4. A área de concentração do Programa é Ecologia e as linhas de pesquisa são: Ecologia
Adaptativa, Ecologia Aplicada, Ecologia de Ecossistemas e Ecologia de Populações e
Comunidades.
1.5. O candidato fica ciente de que, independentemente do tema de seu doutorado, a proposta
de estudos a ser desenvolvida durante o Curso deve necessariamente estar vinculada a
uma das linhas de pesquisa do Programa.
1.6. O candidato estrangeiro selecionado deverá providenciar os documentos abaixo no ato de
matrícula no curso:
a) diploma de graduação, histórico escolar e certidão de nascimento ou casamento ou
equivalente apostilados no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção
de Haia, ou autenticado por autoridade consular competente, no caso de país não
signatário;
b) passaporte e visto temporário com prazo de validade, de acordo com a Resolução
normativa/CNIg nº 116 de 8 de abril de 2015;
c) comprovante de ser beneficiário de bolsa de estudo ou comprovante, entregue junto à
autoridade consular brasileira, de que possui seguro saúde, dispõe de recursos
suficientes para manter-se durante o período de estudo e que se encontra matriculado
ou formalmente aceito em instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil;
d) apólice quitada de seguro de vida e saúde internacional válido para o Brasil,
contemplando além de despesas relativas a eventuais problemas de saúde, translado do
aluno caso ocorra óbito no exterior.
1.7. As atividades de ensino ocorrem no prédio do Instituto de Biociências, nos turnos
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matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira. As atividades de pesquisa e orientação
desenvolvem-se em horário integral.
1.8. A inscrição do candidato é gratuita.
1.9. A distribuição das vagas obedecerá ao estabelecido a seguir:
Área de
concentração
Linha de Pesquisa
Vagas ampla
concorrência
Vagas ações
afirmativas*
Total de
vagas
Ecologia
Ecologia aplicada
10
3
13
Ecologia da reprodução
Ecologia das adaptações
Ecologia de comunidades
Ecologia de ecossistemas
Ecologia de populações
* Ações Afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiência (Resolução nº 222/2018 Copp/UFMS).
1.9.1 Fica reservada uma vaga para candidato autodeclarado indígena, uma vaga para
candidato autodeclarado negro (preto ou pardo) e uma vaga para candidato
autodeclarado pessoa com deficiência aprovados e classificados no processo
seletivo.
1.9.2 Considera-se negro, indígena e pessoa com deficiência o candidato que se
autodeclarar como tal, em documento de autodeclaração conforme anexo deste
edital. A autodeclaração deve ser enviada, no ato da inscrição, por meio do Portal.
1.9.3 Poderá concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aquele que se
autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição no processo seletivo, conforme o
quesito cor ou raça, utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
1.9.4 No ato da inscrição, a pessoa autodeclarada negra ou indígena deverá encaminhar
fotografia atual, em tamanho mínimo de 3x4 cm, colorida e em fundo branco, sem
retoque ou tratamento de imagem.
1.9.5 O candidato que se autodeclarar pessoa com deficiência deverá apresentar laudo
médico de especialista em sua área de deficiência atestando a espécie e o grau da
deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação
Internacional de Doenças (CID) vigente, bem como o devido enquadramento na
categoria de deficiência prevista no art. do Decreto 3.298, de 20 de dezembro
de 1999 (enviar laudo médico digitalizado no ato da inscrição por meio do Portal).
Caso aprovado o candidato deverá apresentar laudo médico original no ato da
matrícula.
1.9.6 O candidato que se autodeclarar negro ou indígena, se aprovado, deverá participar
das Bancas de Avaliação, Verificação e/ou Validação da Veracidade da
Autodeclaração Prestada em datas a serem definidas, seguindo o disposto na
Resolução nº 7, COUN, de 29 de janeiro de 2018.
1.9.7 O candidato que apresentar informações falsas será eliminado do Processo Seletivo.
1.9.8 Para o caso de número insuficiente de candidatos em cada uma das categorias, seja
por falta de inscrição ou pelo fato de os candidatos não atingirem a pontuação
mínima estipulada, as vagas remanescentes serão distribuídas entre os demais
candidatos ao acesso afirmativo, por ordem de classificação.
1.9.9 Na hipótese de não haver candidatos negros, indígenas ou pessoas com deficiência
aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas
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remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos
demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.
2. DAS INCRIÇÕES
2.1 As inscrições ficarão abertas pelo Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br,
a partir de 0h do dia 18 de março de 2019 às 16h do dia 7 outubro de 2019, selecionando-
se o Doutorado em Ecologia e Conservação.
2.1.1. Para efetivar a inscrição, os documentos devem ser enviados, no ato da inscrição,
por meio do Portal, conforme formulários anexos neste edital e disponíveis na
página do curso em: https://ppgec.ufms.br/formulario/.
2.1.2. Não será aceita a entrega condicional de documentos, e não será permitido o
encaminhamento de documentos complementares e/ou sua retirada após o envio da
documentação.
2.1.3. O candidato com Necessidades Especiais que necessite de atendimento
diferenciado deverá indicar no formulário de inscrição, em campo próprio, a sua
necessidade, especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá
dispensar no local das provas para garantir a sua participação no Processo Seletivo.
O candidato também poderá requerer, se necessário, tempo adicional, limitado a 60
minutos, para a realização das provas, conforme previsto no artigo 30, inciso V, da
Lei nº 13.146 de 06/06/2015.
2.1.4. O candidato que solicitar atendimento diferenciado deverá entregar, no ato da
inscrição, junto aos documentos descritos no item 2.2, pedido direcionado à
Comissão de Seleção, conforme anexo, anexando cópia de laudo médico com
expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de
Doença CID e que indique a necessidade de tal atendimento.
2.1.5. O procedimento descrito nos itens 2.1.3 e 2.1.4 também será utilizado para que a
Comissão adote critérios nas provas escritas, discursivas ou de redação, quando
houver, para avaliação da Produção Textual Escrita considerando a singularidade
linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da ngua
portuguesa, nos termos do artigo 30, inciso VI, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.
2.1.6. A solicitação de atendimento diferenciado será atendida dentro das possibilidades
técnicas da UFMS, condicionada à avaliação e ao parecer favorável pela Comissão
de Seleção.
2.1.7. O candidato deve estar ciente de que as informações prestadas, sobre a condição
que motiva a solicitação de atendimento diferenciado, devem ser exatas e
fidedignas, sob pena de responder por crime contra a pública e de ser eliminado
do Processo Seletivo.
2.1.8. Nos termos do artigo 27 do Decreto 3.298 de 20/12/1999, o não cumprimento,
pelo candidato com Necessidades Especiais, ao que prevê os itens 2.1.3 e 2.1.4,
desobriga a UFMS ao atendimento da solicitação de atendimento diferenciado.
2.1.9. Vigora, para todos os efeitos deste Edital, o horário oficial do Estado de Mato
Grosso do Sul.
2.1.10. Os modelos de formulários estarão disponíveis como anexos neste edital e na
página do curso em: https://ppgec.ufms.br/formulario/.
2.1.11. Segue abaixo o endereço da Secretaria do Doutorado.
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SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E
CONSERVAÇÃO
Instituto de Biociências
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Avenida Costa e Silva S/n°, Bairro Universitário
CEP 79070-900 - Campo Grande - MS
2.2. Os documentos necessários para a realização da inscrição devem ser anexados no Portal
em formato PDF e são os seguintes:
a) comprovante de inscrição assinado, impresso a partir do Portal de Pós-Graduação
www.posgraduacao.ufms.br, selecionando-se o Doutorado em Ecologia e Conservação;
b) documento de identidade oficial, frente e verso, somente para brasileiros;
c) certidão de nascimento ou casamento;
d) título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, somente para
brasileiros;
e) comprovante de quitação com o serviço militar, somente para brasileiros do sexo
masculino;
f) passaporte, somente para estrangeiros;
g) histórico escolar e diploma de graduação ou equivalente, frente e verso;
h) certificado de conclusão de curso de mestrado reconhecido pelo MEC;
i) histórico escolar de curso de mestrado reconhecido pelo MEC;
j) uma foto 3x4, recente;
k) comprovante de publicação (cópia da primeira página do artigo) ou de aceite definitivo
de pelo menos um artigo em periódico científico classificado como Qualis B2 ou superior
pela área de Biodiversidade da CAPES, na condição de autor ou coautor;
l) declaração de pré-aceite do orientador de tese, conforme modelo anexo;
m)projeto de tese contendo plano de trabalho detalhado (em uma via) conforme modelo
anexo também disponível em https://ppgec.ufms.br/formulário, indicando fontes
financiadoras e disponibilidade de infraestrutura, assinado pelo candidato e orientador; e
n) comprovante de proficiência em língua inglesa, indicado no histórico escolar ou
certificado de um dos seguintes exames, com respectiva pontuação: Test of English as a
Foreign Language TOEFL (mínimo de 213 pontos para o Computer-based Test - CBT
ou 550 pontos para o Paper-based Test ou 80 pontos para o Internet-based Test IBT ou
450 pontos para o Institutional Testing Program-ITP), Test of English for International
Communication (TOEIC, mínimo de 600 pontos), do International English Language
Test IELTS (mínimo de 6,0 pontos), do English as a Second Language Achievement
Test ESLAT (mínimo de 5,0 pontos), da Cambridge University (FCE mínimo nota C,
CAE, mínimo nota C, e o CPE), Teste de Proficiência em Inglês da União Cultural Brasil
Estados Unidos (mínimo de 50% de aproveitamento); na ausência deste documento, os
candidatos poderão submeter-se ao exame de proficiência em língua inglesa aplicado pelo
PPGEC, previsto no calendário acadêmico do programa.
2.2.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas
e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar
desconhecimento.
2.2.2. As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo
a Instituição do direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o
formulário de forma completa e legível e/ou que fornecer dados inverídicos.
2.2.3. A falta de documentação, descumprimento do prazo de entrega ou de envio
implicam o indeferimento da inscrição.
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2.2.4. A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Comissão de Seleção
não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de
ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das
linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem
técnica ou meteorológica que impossibilitem a transferência de dados.
2.2.5. Após finalizar a inscrição e anexar toda a documentação necessária, o candidato
deverá encaminhar um e-mail para ecologia.inbio@ufms.br solicitando análise de
sua documentação.
2.2.6. Até 10 dias após o envio do e-mail de que trata o item 2.2.5, o candidato poderá
conferir na página do Programa (ppgec.ufms.br) se sua inscrição foi deferida ou
indeferida.
2.2.7. O candidato com inscrição indeferida poderá interpor recurso em até um dia útil
após a divulgação do resultado, devendo utilizar o formulário anexo. O recurso
deve ser encaminhado para o e-mail do Programa (ecologia.inbio@ufms.br) e será
julgado pela Comissão de Seleção. O resultado da análise dos recursos será
divulgado na página do curso ppgec.ufms.br.
3. DA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TESE E DO PLANO DE TRABALHO
3.1. A avaliação do projeto de tese, contendo o plano de trabalho, será realizada por banca
composta por três doutores, indicados pela Comissão de Bancas do PPGEC, os quais
emitirão parecer: aprovado ou reprovado, no prazo de 30 dias a partir do recebimento.
3.2. Uma tese para ser considerada aprovada precisa obter nota de mérito igual ou superior a
7.0 (mínimo = zero; máximo = 10.0), conforme estabelecido na ficha de avaliação
disponível em anexo a este edital.
3.3. O candidato será considerado aprovado se obtiver no mínimo dois pareceres “aprovado”,
na avaliação pela banca.
3.4. Avaliação do projeto de tese contendo o plano de trabalho será feita pela banca
considerando os critérios da ficha de avaliação disponível em anexo a este edital.
3.5. Em até quarenta e cinco dias após o deferimento da inscrição, o candidato será informado
sobre o resultado da avaliação do projeto de tese pela secretaria do Programa.
3.6. Após a divulgação do resultado, o candidato não aprovado terá o prazo de um dia útil
para submeter recurso (em arquivo formato PDF) para o e-mail: ecologia.inbio@ufms.br,
conforme formulário anexo, justificado por escrito solicitando a revisão do resultado.
3.7. A coordenação do PPGEC terá prazo de até 10 dias para deferir ou indeferir o recurso.
4. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DE MATRÍCULA DOS CANDIDATOS
SELECIONADOS
4.1. O candidato que tiver o projeto aprovado terá o prazo de trinta dias para realizar a
matrícula, a contar da divulgação do resultado pela secretaria do PPGEC.
4.2. Será exigida, no ato da matrícula, a apresentação dos documentos originais das cópias
anexadas no Portal da Po
́
s-Graduac
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a
̃
o. O horário de atendimento é das 8h às 10h30min e
das 13h às 16h30min, na secretaria do curso no endereço constante do item 2.1.11 deste
Edital.
4.3. O início do curso será imediatamente após a realização da matrícula.
5. DO CORPO DOCENTE DE DOUTORES ORIENTADORES
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5.1. A lista de docentes orientadores e links para os respectivos currículos Lattes estão anexos
ao presente edital.
5.2. A disponibilidade de vagas por orientador poderá variar ao longo do ano, com base no
fluxo de alunos (matrículas e conclusões) sob orientação. Portanto, todos os candidatos
devem contatar potenciais orientadores com antecedência, para se informar da
disponibilidade de vagas durante a vigência deste edital.
6. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
6.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e a tácita
aceitação das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste
Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções
específicas para a realização do certame, acerca das quais não poderá alegar
desconhecimento.
6.2. Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou
acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.
6.3. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, ou tornar sem efeito a seleção de
candidato, desde que verificadas falsidades ou inexatidões de declarações ou
irregularidades na inscrição, nas provas ou nos documentos.
6.4. Motivará a eliminação do candidato do Processo Seletivo, sem prejuízo das sanções
penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste
Edital ou a outros relativos ao Processo Seletivo, aos comunicados ou às instruções ao
candidato, bem como o tratamento incorreto e descortês a qualquer pessoa envolvida na
seleção.
6.5. O candidato que não apresentar toda a documentação exigida terá sua inscrição
indeferida.
6.6. A matrícula só será efetivada após a apresentação de todos os documentos originais
exigidos no endereço constante do item 2.2. deste Edital para conferência com os
documentos anexados no Portal.
6.7. Dos alunos matriculados no curso será exigida dedicação em tempo integral.
6.8. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação é autorizado e recomendado
pela CAPES/MEC, com conceito seis.
6.9. A titulação conferida pelo programa é a de Doutor em Ecologia, área de concentração
em Ecologia (diploma de validade nacional).
6.10. O aluno matriculado deverá manter atualizados seus dados pessoais, meios de contato e
seu endereço até o final dos estudos, na Secretaria de Curso.
6.11. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação poderá oferecer bolsa de
doutorado (cotas da CAPES e CNPq), entretanto a aprovação no Exame de Seleção não
garante o recebimento de bolsa. Em caso de disponibilidade, a destinação de bolsas para
ingressos via este edital seguirá a ordem cronológica das inscrições neste Processo
Seletivo. A destinação de bolsas-cota do programa é feita por um ano, e pode ou não ser
renovada anualmente até o término do curso, segundo critérios de avaliação pela
comissão de bolsas do programa, em consonância com as regras das agências
fomentadoras e da UFMS.
6.12. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado de Curso, no âmbito de
sua competência.
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RAFAEL DETTOGNI GUARIENTO
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ANEXO I
FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO
Nome:_________________________________________________________
Inscrição:_______________________________________________________
Declaro ser ....................................................................... (indicar se é negro(a), de cor preta
ou parda, indígena ou pessoa com deficiência) e assumo a opção de concorrer às vagas no
Programa de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu em .............................................. (indicar
nome do PPG),
nível................................ (indicar se é mestrado/doutorado), da Fundação Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul, por meio do Sistema de Ações Afirmativas para negros(as),
indígenas e pessoas com deficiência, de acordo com os critérios e procedimentos inerentes
ao sistema. As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira
responsabilidade, estando ciente que poderei responder criminalmente no caso de falsidade.
Por ser verdade, firmo esta declaração.
Assinatura do(a) Candidato(a)
Campo Grande, .......... de ............... de ..................
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ANEXO II
PROJETO DE PESQUISA
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO - PPGEC
I Dados do ORIENTADOR
1) CPF 2) Nome completo 3) Data nascimento
4) Nacionalidade 5) Endereço eletrônico
II Local de trabalho do ORIENTADOR
6) Instituição
7) Departamento/laboratório
III Enquadramento
8) Linha de pesquisa 9) Vigência 10) Solicitou apoio financeiro?
Início:
Término:
( ) Sim
( ) Não
11) Grupo de Pesquisa no CNPq:
12) Requer parecer do comitê de ética: ( ) Não
( ) Humanos
( ) Animais
( ) Bio-segurança
13) Situação atual do
projeto:
( ) Em andamento ( ) Não iniciado
Local Data Assinaturas (orientador e aluno/candidato)
IV Avaliação pela Comissão (uso exclusivo do PPGEC)
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO (Designada pelo Colegiado de Curso do PPGEC)
Data Parecer comissão Nome e assinatura do PRESIDENTE DA COMISSÃO
( ) Aprovado
( ) Nova avaliação
( ) Reprovado
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PARECER:
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Projeto
TÍTULO:
Resumo do Projeto (máximo 14 linhas, espaço simples entre linhas fonte Arial tamanho 10)
VIII Palavras-chave (três)
INTRODUÇÃO (contexto teórico e relevância científica das questões de estudo sem
limite de páginas)
OBJETIVOS (questões e hipóteses que serão testadas)
MÉTODOS (local de estudo, delineamento e coleta de dados, análise de dados)
LITERATURA CITADA (sem limite de páginas)
EQUIPE (nomes completos, CPF, afiliação, e-mail)
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO (incluir apenas atividades do projeto,
como: coleta de dados, análises de dados, redação de relatórios e do trabalho final, e
entrega para avaliação da banca. Projetos de dissertação de mestrado devem prever
término da coleta de dados até o terceiro semestre, e teses de doutorado até o sexto
semestre letivo).
ORÇAMENTO (incluir descrição, unidade de medida, valor unitário, quantidade necessária
ao projeto, e valor total. Apontar quais itens estão disponíveis e quais demandam
financiamento a ser solicitado. Justificar a finalidade de cada item para o projeto)
1. MATERIAL PERMANENTE
2. MATERIAL DE CONSUMO
3. DIÁRIAS
4. PASSAGENS
5. SERVIÇOS DE TERCEIROS
6. OUTROS
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INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES (listar as instituições de apoio ao estudo, inclusive
aquelas de afiliação dos membros da equipe do projeto; citar o tipo de participação de
cada uma)
RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS NO PROJETO (além da equipe do projeto,
apontar apoio de pessoal técnico, estudantes de graduação, e bolsistas)
Observações: edição do texto em Word; fonte Arial 11; espaçamento 1,5. Tabelas e figuras em
fonte Arial 10 e espaçamento simples entre linhas. Papel tamanho A4, margens superior, inferior,
esquerda e direita de 2,5 cm; todos os itens e sub-itens em negrito. Não existe limite de páginas.
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ANEXO III
FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DE PROJETO TESE DE DOUTORADO
Nome do (a) candidato (a):
Título do Projeto de tese:
Abaixo seguem oito perguntas como guia para a avaliação.
SIM NÃO ver comentários
1. O trabalho é contribuição original?
( )
( )
( )
2. Os objetivos e hipóteses do trabalho estão claros e
bem formulados?
( )
( )
( )
3. Os procedimentos de coleta e análise de dados são
apropriados?
( )
( )
( )
4. A organização das partes do trabalho é satisfatória?
( )
( )
( )
5. O texto está claro e gramaticalmente correto?
( )
( )
( )
6. O Cronograma é adequado para a execução do
projeto?
( )
( )
( )
7. A literatura citada é adequada e bem utilizada?
( )
( )
( )
8. Resumo, abstract e palavras-chave são informativos
e adequados?
( )
( )
( )
¹Para comentários, favor utilizar páginas adicionais.
PARECER:
Avaliador, indicar uma nota do mérito do projeto referente à excelência da proposta quanto aos aspectos científicos,
tecnológicos e de inovação, dos pontos de vista da qualidade e originalidade do projeto, do avanço esperado em relação
ao estado da arte e da efetividade da metodologia proposta
Nota (mínimo = zero; máximo = 10.0):
( ) Aprovada (nota do mérito igual ou superior a 7.0)
Sem modificações ( )
Com poucas modificações (favor apontá-las no projeto) ( )
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( ) Reprovada (nota inferior a 7.0)
Justificar (se necessário, adicionar novas páginas):
Local: Campo Grande, MS Data:
Nome completo (avaliador)
Assinatura: ______________________________________
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ANEXO IV
CARTA DE PRÉ-ACEITE
Informo, para fins de inscrição no exame de seleção do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e
Conservação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que antecipadamente aceito orientar o(a)
candidato(a) ___________________________________
_____________________________________________________, nas atividades do curso de Doutorado, que
compreende seu plano de estudos e o projeto de dissertação ou de tese.
Local e data: __________________________
Nome legível: ___________________________________________
Assinatura:
Serviço Público Federal
Ministério da Educação
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação
Av. Costa e Silva, s/nº 79070-900 Campo Grande - MS
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ANEXO V
CORPO DOCENTE HABILITADO A EMITIR PRÉ-ACEITE NESTE EDITAL
ALINE PEDROSO LORENZ LEMKE (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3847687662785649. E-mail: aline_lorenz@yahoo.com.br
ANDRÉA CARDOSO DE ARAUJO (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9220261246545648. E-mail: andrea.araujo@ufms.br
CYNTHIA PERALTA DE ALMEIDA PRADO (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0478918770549605. E-mail: cyn_prado@yahoo.com.br
DANILO BANDINI RIBEIRO (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6656064447692834. E-mail: biodbr@yahoo.com.br
DENISE BRENTAN DA SILVA (até 2 vagas)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4711459995184399 E-mail: denisebrentan@gmail.com
DIEGO JOSÉ SANTANA SILVA (até 1 vaga)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8696855248289840. E-mail: santana_herpeto@yahoo.com.br
DIOGO BORGES PROVETE (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9194853434437963. E-mail: diogo.provete@ufms.br
ERICH ARNOLD FISCHER (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5113493410800601. E-mail: eafischer@uol.com.br
FERNANDO PAIVA (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7833660059364011. E-mail: fernando.paiva@ufms.br
FRANCO LEANDRO DE SOUZA (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7315070304603137. E-mail: franco.souza@ufms.br
GUILHERME DE MIRANDA MOURÃO (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1427331432730150. E-mail: guilherme.mourao@embrapa.br
GUSTAVO GRACIOLLI (até 1 vaga)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5389549751351126. E-mail: ggraciolli@yahoo.com.br
HEITOR MIRAGLIA HERRERA (até 2 vagas)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0041757417473664. E-mail: herrera@ucdb.br
JOSUÉ RAIZER (até 1 vaga)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4976414949967775. E-mail: jraizer@gmail.com
LETICIA COUTO GARCIA RIBEIRO (até 2 vagas)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9330007643430035 E-mail: garcialcbio@yahoo.com.br
LUIZ EDUARDO ROLAND TAVARES (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0106297558280456. E-mail: lertavares@gmail.com
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Ministério da Educação
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MARIA JOÃO VELOSO DA COSTA RAMOS PEREIRA (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5735371339563196. E-mail: mjrayka@gmail.com
MAURÍCIO DE ALMEIDA GOMES (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1704900936395361 E-mail: almeida.gomes@yahoo.com.br
NILTON CARLOS CÁCERES (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1920880712756721. E-mail: niltoncaceres@gmail.com
RAFAEL DETTOGNI GUARIENTO (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1463776084744636. E-mail: rafaguariento@gmail.com
VANDA LÚCIA FERREIRA (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7693023478811087. E-mail: vandalferreira@gmail.com
YZEL RONDON SÚAREZ (até 2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4300201078050323. E-mail: yzel@uems.br
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ANEXO VI
REQUERIMENTO DE RECURSO
PROCESSO SELETIVO
Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de Pós-Graduação.
Horário de recebimento: _____h_____
Rubrica ou assinatura:
Processo Seletivo: Doutorado em Ecologia e Conservação
Nº de Inscrição:
Área de Concentração:
Ecologia
Linha de Pesquisa:
Objeto do recurso:
(etapa)
Fundamentação e argumentação lógica: (descrever abaixo)
Data:
Nº de Inscrição:
Assinatura:
Instruções para o Programa de Pós-Graduação:
1. Protocolar horário de recebimento do recurso.
2. Cortar na linha tracejada.
3. Entregar a parte superior ao responsável pela análise de recursos.
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ANEXO VII
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO ESPECIAL
PROCESSO SELETIVO
Candidato: Imprima este formulário caso esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade oficial
nas etapas presenciais, por motivo de perda, roubo ou furto.
Anexe o registro da ocorrência em órgão policial.
Processo Seletivo: Doutorado em Ecologia e Conservação
Nº de Inscrição:
Área de Concentração:
Ecologia
Linha de Pesquisa:
Nome do candidato:
Nome da mãe:
________________________________, _____/_____/______.
Local Data
Assinatura do Candidato
Serviço Público Federal
Ministério da Educação
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
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ANEXO VIII
PROCURAÇÃO
Candidato: Utilize esta procuração para matrícula e/ou recurso, de acordo com a necessidade e/ou
conveniência.
_______________________________________________________________ filho de
_______________________________________________________________________ e de
_________________________________________________________ nascido aos ________ dias
do mês de ____________________________ de _________, na cidade de
_______________________________________ Estado de (sigla) _______, domiciliado/a e
residente na rua __________________________________________________ nº. ________,
complemento _______________________, bairro __________________________________, na
cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador
do documento de identidade RG ______________________ expedido pelo ________________, em
____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____ pela presente nomeia e constitui seu
bastante procurador(a)
_________________________________________________________________ brasileiro/a,
domiciliado/a e residente na rua ____________________________________ nº. ________,
complemento _______________________, bairro __________________________________, na
cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador
do documento de identidade RG _________________________ expedido pelo ______________,
em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____, para fim específico de
INSCRIÇÃO, MATRÍCULA e/ou RECURSO, assumindo total responsabilidade pelo que seu
presente procurador vier a efetivar.
_____________________ (cidade), ____ de ______________________ de 201__.
_____________________________ _____________________________
Candidato/a Procurador(a)
Tel.
Tel.
Cel.
Cel.
e-mail
e-mail
* Obs.: Não é necessário reconhecer firma em Cartório
O candidato e/ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas na inscrição, arcando
o candidato e/ou seu procurador com as consequências de eventuais erros de preenchimento.
Serviço Público Federal
Ministério da Educação
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação
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ANEXO IX
SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PARA PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA
PROCESSO SELETIVO 2019
Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de Pós-Graduação.
Horário de recebimento: _____h_____
Rubrica ou assinatura:
À Comissão de Seleção Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação
Eu,________________________________________________________, inscrito sob o
nº__________________ e nos termos do Artigo 27 do Decreto nº 3.298 de 20/12/1999,
solicito atendimento diferenciado conforme segue:
Tipo de deficiência:
Tipo de atendimento especial:
Tempo adicional: sim ( ) nos termos do artigo 30, inciso V, da Lei nº 13.146 de
06/06/2015.
não ( ).
Data:
Nº de Inscrição:
Assinatura:
Instruções para o Programa de Pós-Graduação:
1. Protocolar horário de recebimento da solicitação.
2. Cortar na linha tracejada.
3. Entregar a parte superior a Comissão de Seleção para análise.