EDITAL Nº 13, DE 10 OUTUBRO DE 2018.
Processo Seletivo 2019.1
1.1. O Processo Seletivo será regido pelas regras dispostas no presente Edital e conduzido por Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado de Curso e composta de professores do Curso.
1.2. As dúvidas quanto ao Edital poderão ser esclarecidas pessoalmente na secretaria de curso, pelo e-mail ecologia.inbio@ufms.br ou pelo telefone (67) 3345-7342.
1.3. O Processo Seletivo destina-se a classificar candidatos portadores de diploma de graduação, devidamente registrado, se obtido no Brasil, ou revalidado, se obtido no exterior, ressalvado o disposto no item 1.3.1.
1.3.1. A aceitação de candidatos com diploma de graduação expedido por instituição estrangeira não revalidado seguirá o disposto no Art. 54 do Regimento Geral da UFMS.
1.3.2. O candidato acadêmico do último ano/semestre de curso de graduação, se selecionado, deverá apresentar diploma de graduação, certidão de conclusão de curso de graduação, declaração ou equivalente no ato de matrícula.
1.3.3. O candidato estrangeiro selecionado deverá providenciar os documentos abaixo no ato de matrícula no curso:
a) diploma de graduação, histórico escolar e certidão de nascimento ou casamento ou equivalente apostilados no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de Haia, ou autenticado por autoridade consular competente, no caso de país não signatário;
b) passaporte e visto temporário com prazo de validade, de acordo com a Resolução normativa/CNIg nº 116 de 8 de abril de 2015;
c) comprovante de ser beneficiário de bolsa de estudo ou comprovante, entregue junto à autoridade consular brasileira, de que possui seguro saúde, dispõe de recursos suficientes para manter-se durante o período de estudo e que se encontra matriculado ou formalmente aceito em instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil;
d) apólice quitada de seguro de vida e saúde internacional válido para o Brasil, contemplando além de despesas relativas a eventuais problemas de saúde, translado do aluno caso ocorra óbito no exterior;
e) tradução juramentada de todos os documentos em línguas não hispânicas.
1.3.3.1.A homologação da matricula ficará condicionada à aprovação do diploma pelo Colegiado do Programa de Pos graduação em Ecologia e Conservação, de acordo com o item 1.3.1
1.4. O candidato fica ciente de que independente da sua graduação a proposta de estudos a ser desenvolvida durante o curso deverá necessariamente estar vinculada a uma das linhas de pesquisa do Programa, sob pena de indeferimento da inscrição em decisão da Comissão de Seleção.
1.5. As linhas de pesquisa do curso são: Ecologia Aplicada, Ecologia da Reprodução, Ecologia das Adaptações, Ecologia de Comunidades e Ecologia de Ecossistemas.
1.6. As atividades de ensino ocorrerão em unidades da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, conforme oferta de disciplinas. As atividades de pesquisa e orientação desenvolver-se-ão em locais definidos e sob a responsabilidade dos respectivos orientadores.
1.7. Aos alunos matriculados será exigida dedicação integral (44h semanais) ao curso.
1.8. A distribuição das vagas obedecerá ao estabelecido a seguir.
Área de concentração |
Linha de Pesquisa |
Vagas ampla concorrência |
Vagas ações afirmativas* |
Total de vagas |
Ecologia |
Ecologia aplicada |
8 |
2 |
10 |
Ecologia da reprodução |
||||
Ecologia das adaptações |
||||
Ecologia de comunidades |
||||
Ecologia de ecossistemas |
||||
Ecologia de populações |
*Ações
Afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiências (Resolução nº
222/2018 Copp/UFMS).
1.8.1
O
candidato será selecionado de acordo com sua classificação e número de vagas
disponíveis por orientador que forneceu o pré-aceite, respeitando-se o limite
de vagas oferecidas pelo Programa. Caso algum candidato classificado não
consiga vaga com o orientador que lhe forneceu o pré-aceite, devido ao
preenchimento da vaga por candidato mais bem classificado, este será convidado
a preencher vaga oferecida por docente orientador que, eventualmente, não tenha
preenchido sua cota de vagas por ocasião da matrícula, respeitando-se o aceite
deste docente, a concordância do candidato e o critério do limite de vagas do
Programa.
1.8.2
Ficam
reservadas duas vagas para candidatos autodeclarados
indígena, negro (preto ou pardo), e com deficiência aprovados e classificados
no processo seletivo.
1.8.3
Considera-se
negro, indígena e pessoa com deficiência o candidato que se autodeclarar como
tal, em documento de autodeclaração conforme anexo deste edital. A
autodeclaração deve ser enviada, no ato da inscrição, por meio do Portal da
Pós-Graduação (www.posgraduacao.ufms.br).
1.8.4
Poderá
concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aquele que se autodeclarar
preto ou pardo no ato da inscrição no processo seletivo, conforme o quesito cor
ou raça, utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
1.8.5
No ato
da inscrição, a pessoa autodeclarada negra ou indígena deverá encaminhar
fotografia atual, em tamanho mínimo de 3x4 cm, colorida e em fundo branco, sem
retoque ou tratamento de imagem.
1.8.6
O
candidato que se autodeclarar pessoa com deficiência deverá apresentar laudo
médico, conforme modelo anexo, de especialista em sua área de deficiência
atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código
correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) vigente, bem
como o devido enquadramento na categoria de deficiência prevista no art. 4º do
Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (enviar laudo médico digitalizado
no ato da inscrição por meio do Portal da Pós-Graduação (www.posgraduacao.ufms.br)).
Caso aprovado o candidato deverá apresentar laudo médico original no ato da
matrícula.
1.8.7 O candidato que se autodeclarar negro ou indígena, se aprovado, deverá participar das Bancas de Avaliação, Verificação e/ou Validação da Veracidade da Autodeclaração Prestada em datas a serem definidas, seguindo o disposto na Resolução nº 7, Coun, de 29 de janeiro de 2018.
1.8.8
O
candidato que apresentar informações falsas será eliminado do Processo
Seletivo.
1.8.9
Em
caso de desistência de aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo
candidato negro, indígena ou pessoa com deficiência posteriormente classificado
em cada categoria.
1.8.10
Para
o caso de número insuficiente de candidatos em cada uma das categorias, seja
por falta de inscrição ou pelo fato de os candidatos não atingirem a pontuação
mínima estipulada, as vagas remanescentes serão distribuídas entre os demais
candidatos ao acesso afirmativo, por ordem de classificação.
1.8.11
Na
hipótese de não haver candidatos negros, indígenas ou pessoas com deficiência
aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas
remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas
pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.
2.1.1. Para efetivar a inscrição, os documentos devem ser enviados, no ato da inscrição, por meio do Portal até 9 de novembro de 2018, conforme formulários anexos neste edital e disponíveis na página do curso em https://ppgec.ufms.br/.
2.1.2. Não será aceita a entrega condicional de documentos, e não será permitido o encaminhamento de documentos complementares e/ou sua retirada após o envio da documentação.
2.1.3. O candidato com Necessidades Especiais que necessite de atendimento diferenciado deverá indicar no formulário de inscrição, em campo próprio, a sua necessidade, especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas para garantir a sua participação no Processo Seletivo. O candidato também poderá requerer, se necessário, tempo adicional, limitado a 60 minutos, para a realização das provas, conforme previsto no artigo 30, inciso V, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.
2.1.4. O candidato que solicitar atendimento diferenciado deverá entregar, no ato da inscrição, junto aos documentos descritos no item 2.2, pedido direcionado à Comissão de Seleção, conforme anexo, anexando cópia de laudo médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID e que indique a necessidade de tal atendimento.
2.1.5. O procedimento descrito nos itens 2.1.3 e 2.1.4 também será utilizado para que a Comissão adote critérios nas provas escritas, discursivas ou de redação, quando houver, para avaliação da Produção Textual Escrita considerando a singularidade linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa, nos termos do artigo 30, inciso VI, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.
2.1.6. A solicitação de atendimento diferenciado será atendida dentro das possibilidades técnicas da UFMS, condicionada à avaliação e ao parecer favorável pela Comissão de Seleção.
2.1.7. O candidato deve estar ciente de que as informações prestadas, sobre a condição que motiva a solicitação de atendimento diferenciado, devem ser exatas e fidedignas, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Processo Seletivo.
2.1.8. Nos termos do artigo 27 do Decreto nº 3.298 de 20/12/1999, o não cumprimento, pelo candidato com Necessidades Especiais, ao que prevê os itens 2.1.3 e 2.1.4, desobriga a UFMS ao atendimento da solicitação de atendimento diferenciado.
2.1.9. Vigora, em todos os efeitos deste Edital, o horário do Estado de Mato Grosso do Sul.
2.1.10. Os modelos de formulários estarão disponíveis como anexos neste edital e na página do curso em: https://ppgec.ufms.br/.
2.1.11. Segue abaixo o endereço da Secretaria do Mestrado.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO Instituto de Biociências Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Cidade Universitária s/n° CEP 79070-900 - Campo Grande/MS |
2.2. Os documentos necessários para a realização da inscrição são os seguintes:
a) comprovante de inscrição assinado, impresso a partir do Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br;
b) uma fotocópia do Currículo Lattes impresso a partir de http://lattes.cnpq.br/;
c) cópia dos comprovantes dos itens a serem pontuados no currículo, encadernados na mesma ordem do currículo, conforme Planilha de Pontuação de Currículo, conforme formulário anexo. Para comprovar publicação de artigo, anexar cópia da capa da revista e da primeira página do artigo. Os itens não comprovados não serão pontuados;
d) uma foto 3x4 recente;
e) uma cópia do documento de identidade oficial legível, frente e verso, somente para brasileiros;
f) uma cópia do CPF, dispensável se constar do documento de identidade;
g) uma cópia do Título de Eleitor e do comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, somente para brasileiros;
h) uma cópia do Certificado de Reservista, somente para brasileiros do sexo masculino;
i) uma cópia autenticada do histórico escolar e do diploma de graduação, certidão de conclusão de curso de graduação, declaração ou equivalente, frente e verso, para candidatos graduados. Para efetivar a matricula o diploma será avaliado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação, de acordo com o item 1.3.1
j) uma cópia do histórico escolar parcial e do documento oficial emitido por Instituição com curso de graduação reconhecido pelo EC em que se comprove estar o candidato cursando o último semestre, somente para candidatos acadêmicos do último semestre de curso de graduação;
k) uma cópia da certidão de nascimento;
l) uma cópia da carta-proposta de projeto de dissertação, conforme formulário anexo; e
m) carta de pré-aceite do futuro orientador, declarando que está ciente da carta-proposta de dissertação enviada pelo candidato. Os docentes habilitados a emitir pré-aceite para este Processo Seletivo são os docentes credenciados no Programa.
2.2.1. Os documentos necessários para realização da inscrição deverão ser digitalizados e anexados no portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br no ato da inscrição.
2.2.2. A falta de documentos ou a inclusão de documentos ilegíveis resultam no indeferimento da inscrição.
2.3. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
2.4. A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Comissão de Seleção não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica ou meteorológica que impossibilitem a transferência de dados.
2.5.
No dia 19 de novembro de 2018, o candidato poderá conferir no
na página do curso (https://ppgec.ufms.br/) a relação de
inscrições deferidas e indeferidas.
2.6.
O
candidato com a inscrição indeferida poderá interpor recurso no dia 21 de
novembro de 2018, das 8h às 10h30min e das 13h30min às 16h30min, devendo
utilizar o formulário anexo. O recurso deve ser entregue em uma
via na Secretaria do Curso e será julgado pela Comissão de Seleção. O resultado
da análise dos recursos será divulgado na página do curso. (não aceitará recurso por
e-mail?)[AA1]
2.7.
No
dia 23 de novembro de 2018, será disponibilizada na página do curso a relação
definitiva das inscrições deferidas e indeferidas.
Etapa |
Caráter |
Peso |
Data (2018) |
Local |
Horário |
Duração |
Resultado¹ |
|
E |
C |
|||||||
1. Prova de língua inglesa |
X |
- |
1 |
04/12 |
Miniauditório do Inbio |
8h |
3h |
04/12/2018 |
2. Prova Ecologia (ECO) |
X |
X |
2 |
06/12 |
Miniauditório do Inbio |
14h |
3h |
12/12/2018 |
3. Defesa da carta-proposta (DCP) |
- |
X |
1 |
07/12 |
Miniauditório do Inbio |
8h |
20 min |
12/12/2018 |
4. Análise de currículo (CUR) |
- |
X |
1 |
10/12 |
Miniauditório do Inbio |
8h |
Indeterminado |
12/12/2018 |
Resultado Final |
17/12/2018 |
¹1A ordem dos candidatos para a arguição da
proposta de projeto deverá ser divulgada juntamente com o Resultado da Prova de
língua inglesa.
3.2. 1ª etapa – Prova de língua inglesa:
3.2.1. A prova de língua inglesa constará da leitura e interpretação de texto técnico em inglês cujo conteúdo está relacionado à área de Ecologia, sendo permitido o uso de dicionário.
3.2.2.
Será pontuada a capacidade de compreensão do
texto a partir de perguntas objetivas sobre o texto técnico, que deverão ser
respondidas em português. A prova será constituída de cinco questões valendo 2
pontos cada uma.
3.2.3. Será considerado classificado para a etapa seguinte o candidato que obtiver nota igual ou superior a cinco, em escala de zero a dez.
3.2.4. A Prova de língua inglesa poderá ser substituída pela comprovação de proficiência em língua inglesa no ato da inscrição. Para tanto, os candidatos deverão apresentar, junto à sua inscrição, um dos certificados de proficiência listados abaixo, autenticado em cartório, com a pontuação mínima a seguir, sem restrições à validade:
a) TOEFL iBT, “Internet-based Test”, mínimo de 62 pontos;
b) TOEFL, “Computer-based Test”, mínimo de 190 pontos;
c) TOEFL, “Paper-based Test”, mínimo de 500 pontos;
d) TOEFL ITP, “Institutional Testing Program”, mínimo de 450 pontos;
e) IELTS, “International English
Language Testing System”, nota mínima 5,0
(cinco);
f) ESLAT, “English as a Second Language
Achievement Test”, nota mínima 5,0
(cinco);
g)
FCE-Cambridge “First Certificate in English”, nota mínima C;
h) CAE, Certificate of Advanced English,
nota minima C;
i) CPE “Certificate of Proficiency in
English”;
j) TOEIC “Test of English for
International Communication”, mínimo de 600
pontos;
k) Teste de Proficiência em Inglês da União Cultural Brasil Estados Unidos, mínimo
de 50% de aproveitamento.
3.3. 2ª etapa – Prova Ecologia (ECO):
3.3.1.
A prova específica de Ecologia constará de oito
questões relacionadas à bibliografia recomendada, conforme anexo. Cada questão vale 1,25 pontos.
3.3.2. Quando da correção das provas dos candidatos com necessidades especiais que tiveram sua solicitação deferida para atendimento diferenciado, a Comissão de Seleção deverá observar o que estabelece o item 2.1.5.
3.3.3. Será considerado classificado para a etapa seguinte o candidato que obtiver nota igual ou superior a cinco, em escala de zero a dez.
3.4. 3ª etapa – Defesa da carta-proposta (DCP):
3.4.1. A Defesa da carta-proposta constará da avaliação da capacidade de comunicação e argumentação do candidato com respeito ao trabalho a ser desenvolvido, à experiência anterior em pesquisa e aos seus objetivos futuros.
3.4.2.
Esta etapa
será gravada. O candidato será pontuado quanto ao domínio técnico da proposta, exequibilidade
da proposta quanto ao tempo e recursos financeiros, qualidade da proposta de
trabalho em termos de inovação e relevância científica. Todos os critérios possuem o mesmo peso. (definir pontuação de cada item, a nota total da etapa)[AA2]
3.5. 4ª etapa – Análise de currículo (CUR):
3.5.1. Avaliação do currículo seguirá critérios de pontuação conforme anexo.
3.5.2. A pontuação obtida na avaliação do currículo será dividida pelo intervalo de tempo (em anos) correspondente ao ano de ingresso no curso de graduação até o ano vigente. Posteriormente, para cálculo da nota do currículo, o valor da pontuação será multiplicado por uma constante (C), calculada para ajustar toda a variação da pontuação dos candidatos, considerando intervalo de notas entre cinco e dez.
3.6. Para as etapas 2, 3 e 4, será aplicada a seguinte fórmula:
Onde: MP = Média Ponderada, ECO = Prova de Ecologia, CUR = pontuação de Currículo e DCP = nota de Defesa da carta-proposta.
3.7. Observações gerais:
3.7.1. Para a realização das etapas, o candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de vinte minutos, portando documento de identidade original, ou formulário de identificação especial, conforme modelo anexo. Para as provas, o candidato poderá trazer caneta preta ou azul, lápis ou lapiseira, borracha e apontador.
3.7.2. A prova deverá necessariamente ser respondida à caneta azul ou preta.
3.7.3. Ao candidato só será permitida a realização das etapas presenciais em respectiva data, local e horário definidos neste Edital ou em convocação, sendo o candidato identificado nas provas pelo seu número de inscrição.
3.7.4. O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas que lhe forem dadas. A Folha de Respostas não poderá ser assinada, rubricada, nem conter qualquer palavra, marca ou caractere que permita a identificação do candidato perante a Comissão de Seleção, sob pena de sumária desclassificação e/ou eliminação do candidato.
3.7.5. As provas dos candidatos aprovados e reprovados serão arquivadas, ficando, contudo, assegurado o direito de acesso à mesma por meio do pedido de vistas.
3.7.6. O horário de início poderá sofrer atraso por motivos justificáveis, sem acarretar em prejuízo de sua duração.
3.7.7. O não comparecimento em data, horário e local previstos neste Edital, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo.
3.7.8. Motivará a eliminação do candidato do Processo Seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital ou a outros relativos ao Processo Seletivo, aos comunicados ou às instruções ao candidato, bem como o tratamento incorreto e descortês a qualquer pessoa envolvida na seleção e qualquer tipo de consulta não autorizada ou comunicação entre candidatos.
4.1. Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final.
4.2. Os candidatos com média ponderada menor do que cinco no resultado final serão desclassificados.
4.3. Como critério de desempate, na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
a) obtiver maior pontuação na Prova de Ecologia;
b) obtiver maior pontuação na Análise de Currículo.
5.
DOS RECURSOS
5.1.
O
candidato poderá requerer recurso ao resultado das etapas e ao resultado final,
devendo, para tanto, utilizar o formulário anexo.
5.2.
Admitir-se-á
um único recurso por candidato, a ser entregue em uma via, na Secretaria do
Curso, (não aceitará
recurso por e-mail?) [AA3] das 8h às 10h30min e das 13h30min às
16h30min. O resultado da análise dos recursos será divulgado na página do curso
em: https://ppgec.ufms.br/.
5.3.
O
prazo de entrega do recurso obedecerá ao disposto a seguir:
a)
recurso
da Prova de Língua Inglesa: até 24 horas após divulgação do resultado dessa
etapa (conforme item 3.1);
b)
recurso
da Prova de Ecologia :
até 24 horas após divulgação do resultado
dessa etapa (conforme item 3.1);
c)
recurso
da Análise de Currículo: até 24 horas após divulgação do resultado dessa etapa
(conforme item 3.1);
d)
recurso
da Defesa de carta Proposta: até 24 horas após divulgação do resultado dessa
etapa (conforme item 3.1);
6.
DA HOMOLOGAÇÃO
6.1.
O resultado final do Processo Seletivo, depois de
decididos todos os recursos interpostos, será homologado pelo Colegiado de
Curso por meio de Resolução, a ser publicada no Boletim de Serviços da UFMS no dia 19 de dezembro de 2018;
6.2.
O
candidato estrangeiro selecionado, quando chegar ao Brasil, deverá providenciar
os seguintes documentos e ações:
a) Cópia da Carteira de Identidade de
estrangeiro (RNE) ou cópia do Protocolo de solicitação ou Registro de visto
temporário-retirado na Polícia Federal, para candidatos que ainda não possuem a
Carteira de Identidade de Estrangeiro; e
b) Cópia do CPF - documento a ser adquirido
junto à Receita Federal no Brasil.
6.3. Para efetivar a matrícula, diplomas não
revalidados deverão ser previamente aprovados pelo colegiado do Programa de Pós
graduação em Ecologia e Conservação.
7.
DAS DEMAIS DATAS
7.1. Os alunos aprovados serão convocados para matrícula de acordo com o calendário da Pós-Graduação.
8.1. Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.
8.2. O prazo deste Edital termina em trinta dias após o período de matrículas. Em caso de desistência, poderão ser convocados candidatos habilitados no Processo Seletivo de acordo com a classificação. A Comissão de Seleção, no entanto, reserva-se o direito de não preencher as vagas previstas.
8.3. Será desclassificado e excluído do Processo Seletivo o candidato que, sendo concluinte de curso de graduação, não apresentar comprovante de conclusão de curso na matrícula.
8.4. O aluno matriculado deverá manter atualizados seus dados pessoais, meios de contato e seu endereço até o final dos estudos, na Secretaria de Curso.
8.5.
Não será permitido ao aluno selecionado o trancamento de
matrícula no primeiro semestre letivo.
8.6.
A
aprovação na Seleção não garantirá a obtenção de bolsa de estudo a qual
dependerá das cotas recebidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e
Conservação, das Agências Financiadoras, das normas dessas agências e das
normas do próprio Programa.
8.7.
Será
exigida, no ato da matrícula, a apresentação dos documentos originais para
autenticação das cópias anexadas no Portal da Pós-Graduação.
8.8.
O
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação não se responsabiliza pelos
recursos financeiros para a execução dos projetos, de forma que o candidato
precisa explicitar a origem dos recursos para o financiamento do seu projeto.
Se o aluno/professor orientador irá custear o projeto, incluir a frase: “Todas
as despesas serão de responsabilidade do orientador e/ou aluno” no item
Orçamento do projeto.
8.9.
A
vinculação ao Programa exige dedicação integral dos alunos às atividades
acadêmicas, independente da obtenção de bolsa de estudo.
8.10. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado de Curso, no âmbito de sua competência.
RAFAEL DETTOGNI GUARIENTO
CARTA-PROPOSTA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO
Para inscrição no exame de seleção, os candidatos ao Mestrado em Ecologia e Conservação deverão obrigatoriamente apresentar carta-proposta de projeto de dissertação. A proposta deverá conter:
· Título
· Nome dos proponentes (do candidato e do orientador que assina o pré-aceite)
· Introdução
· Objetivos (perguntas/hipóteses)
· Possível(is) local(is) de trabalho
· Principais procedimentos de coleta e análise de dados
· Literatura citada
· Cronograma de atividades
· Orçamento e fontes financiadoras
A carta-proposta não deverá exceder cinco páginas impressas, utilizando fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas. A proposta deve necessariamente ser coerente com a linha de pesquisa do orientador que assina o pré-aceite.
CARTA DE PRÉ-ACEITE
Informo, para fins de inscrição no exame de seleção do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que antecipadamente aceito orientar o(a) candidato(a) ___________________________________ _____________________________________________________, nas atividades do curso de Mestrado, que compreende seu plano de estudos e o projeto de dissertação ou de tese.
Local e data: __________________________
Nome legível: ___________________________________________
Assinatura:
CORPO DOCENTE HABILITADO A EMITIR PRÉ-ACEITE NESTE EDITAL
(Máximo de 2 (duas) vagas)
ALINE PEDROSO LORENZ LEMKE
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3847687662785649. Email: aline_lorenz@yahoo.com.br
ANDRÉA CARDOSO DE ARAUJO
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9220261246545648. Email: andrea.araujo@ufms.br
CYNTHIA PERALTA DE ALMEIDA PRADO
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0478918770549605. Email: cyn_prado@yahoo.com.br
DANILO BANDINI RIBEIRO
Currículo
lattes: http://lattes.cnpq.br/6656064447692834. Email: biodbr@yahoo.com.br
DENISE BRENTAN DA SILVA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4711459995184399 Email: denisebrentan@gmail.com
DIEGO JOSÉ SANTANA SILVA
Currículo
lattes: http://lattes.cnpq.br/8696855248289840. Email: santana_herpeto@yahoo.com.br
DIOGO BORGES PROVETE
Currículo lattes : http://lattes.cnpq.br/9194853434437963. Email:
diogo.provete@ufms.br
ERICH ARNOLD FISCHER
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5113493410800601. Email: eafischer@uol.com.br
FÁBIO DE OLIVEIRA ROQUE
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0569110274864876. Email: roque.eco@gmail.com
FERNANDO PAIVA
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7833660059364011. Email: fernando.paiva@ufms.br
FRANCO LEANDRO DE SOUZA
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7315070304603137. Email: franco.souza@ufms.br
GUILHERME DE MIRANDA MOURÃO
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1427331432730150. Email: guilherme.mourao@embrapa.br
GUSTAVO GRACIOLLI
Currículo
lattes: http://lattes.cnpq.br/5389549751351126. Email: ggraciolli@yahoo.com.br
HEITOR MIRAGLIA HERRERA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0041757417473664. Email: herrera@ucdb.br
LETICIA COUTO GARCIA RIBEIRO
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9330007643430035 Email: garcialcbio@yahoo.com.br
LUIZ EDUARDO ROLAND TAVARES
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0106297558280456. Email: lertavares@gmail.com
LUIZ GUSTAVO RODRIGUES OLIVEIRA SANTOS
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6599400634680974. Email: gu_tapirus@hotmail.com
MARIA JOÃO
VELOSO DA COSTA RAMOS PEREIRA
Currículo
lattes: http://lattes.cnpq.br/5735371339563196.
Email: mjrayka@gmail.com
MAURÍCIO DE ALMEIDA GOMES
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1704900936395361 Email: almeida.gomes@yahoo.com.br
NILTON CARLOS CÁCERES
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1920880712756721. Email: niltoncaceres@gmail.com
RAFAEL DETTOGNI GUARIENTO
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1463776084744636. Email: rafaguariento@gmail.com
VANDA LÚCIA FERREIRA
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7693023478811087. Email: vandalferreira@gmail.com
YZEL RONDON SÚAREZ
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4300201078050323. Email: yzel@uems.br
Docentes que podem oferecer 1
(uma) vaga
JOSUÉ RAIZER
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4976414949967775.
Email: jraizer@gmail.com
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
BEGON, M., TOWNSEND, C.R. & HARPER, J. (2005) Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4a. ed., Artmed, Porto Alegre.
FUTUYMA, D.J. (2009) Biologia evolutiva. Funpec, Ribeirão Preto.
KREBS, C.J. (2000) Ecology – the experimental analysis of distribution and abundance. 5a. ed., Addison Wesley Longman.
PINTO-COELHO, R.M. (2006) Fundamentos em Ecologia. Artmed, Porto Alegre.
RICKLEFS, R.E. (2003) A economia da natureza. 5ª. Ed., Guanabara Koogan.
RIDLEY, M. (2006) Evolução. 3ª. Ed., Artmed, Porto Alegre.
TOWNSEND, C.R.; BEGON, M. & HARPER, J.L.
(2006) Fundamentos em Ecologia. 2ª. Ed.,
Artmed, Porto Alegre.
ZAR, J.H. (1996) Biostatistical Analysis (4th ed.). Prentice-Hall, London.
PLANILHA DE PONTUAÇÃO DE CURRÍCULO
|
Campos de Atividade |
Observações |
I |
Produção Intelectual |
Apenas na área de Ciências Biológicas |
II |
Atividade de Pesquisa |
Apenas na área de Ciências Biológicas |
III |
Atividade de Ensino |
Apenas na área de Ciências Biológicas |
IV |
Outros |
Apenas na área de Ciências Biológicas |
I - Produção Intelectual
I |
Quesito |
Item |
Pontos |
Teto (pontos) |
1 |
Artigo publicado/aceito (classificação segundo a Capes para a área de Ecologia – triênio 2007-2009) |
Qualis A1 (Autor) |
50 |
Não |
Qualis A1 (Co-autor) |
45 |
Não |
||
Qualis A2 (Autor) |
45 |
Não |
||
Qualis A2 (Co-autor) |
40 |
Não |
||
Qualis B1 (Autor) |
40 |
Não |
||
Qualis B1 (Co-autor) |
35 |
Não |
||
Qualis B2 (Autor) |
35 |
Não |
||
Qualis B2 (Co-autor) |
30 |
Não |
||
Qualis B3 (Autor) |
30 |
Não |
||
Qualis B3 (Co-autor) |
25 |
Não |
||
Qualis B4 (Autor) |
25 |
Não |
||
Qualis B4 (Co-autor) |
20 |
Não |
||
Qualis B5 (Autor) |
20 |
Não |
||
Qualis B5 (Co-autor) |
15 |
Não |
||
Qualis C (Autor) |
15 |
Não |
||
Qualis C (Co-autor) |
10 |
Não |
||
2 |
Livro/Capítulo de livro com ISBN |
Com ISBN (Autor) |
25 |
50 |
Com ISBN (Co-autor) |
20 |
40 |
||
3 |
Monografia de Especialização |
Curso lato sensu |
8 |
8 |
4 |
Congressos |
Resumo ou trabalho completo em congresso nacional/internacional |
4 |
12 |
Resumo ou trabalho completo em congresso regional/local |
2 |
6 |
II - Atividade de Pesquisa
II |
Quesito |
Item |
Pontos |
Teto (pontos) |
1 |
Estágio (semestre) |
C/ bolsa IC ou AT |
6 |
18 |
S/ bolsa/participação em projetos de pesquisa |
3 |
9 |
||
2 |
Palestrante/moderador em evento científico evento |
Nacional/internacional |
1 |
2 |
Regional/local |
0,5 |
1 |
III - Atividade de Ensino
III |
Quesito |
Item |
Pontos |
Teto (pontos) |
1 |
Monitoria (semestre) |
Curso de graduação |
2 |
4 |
2 |
Magistério (semestre) |
Ensino fundamental |
1 |
6 |
Ensino médio |
2 |
8 |
||
Ensino superior |
6 |
24 |
||
3 |
Outros |
Cursos ministrados na área de conhecimento |
1 |
4 |
4 |
Orientação |
Estágios em pesquisa |
4 |
12 |
5 |
Mini-cursos |
Ministrados em evento cientifico – mínimo de 20 horas |
1 |
4 |
IV - Outros
IV |
Quesito |
Item |
Pontos |
Teto (pontos) |
1 |
Consultorias/trabalhos técnicos realizados |
Com cópia do parecer ou relatório |
2 |
10 |
2 |
Cursos técnicos/treinamentos realizados1 |
Carga horária mínima de 20horas |
1 |
4 |
3 |
Cursos técnicos/treinamentos realizados1 |
Carga horária mínima de 30 horas |
1,5 |
6 |
4 |
Curso de aperfeiçoamento |
Lato sensu sem monografia |
4 |
8 |
1 Exceto cursos realizados durante eventos (congressos, simpósios, semanas acadêmicas ou similares).
REQUERIMENTO DE RECURSO
PROCESSO SELETIVO
Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de Pós-Graduação.
Horário de recebimento: _____h_____
Rubrica ou assinatura:
Processo Seletivo: Mestrado em Ecologia e Conservação
Nº de Inscrição: |
|
||
Área de Concentração: |
Ecologia |
||
Linha de Pesquisa: |
|
||
Objeto do recurso: (etapa) |
|
||
Fundamentação e argumentação lógica: (descrever abaixo) |
|||
Data: Nº de Inscrição: Assinatura: |
|||
Instruções para o Programa de Pós-Graduação: 1. Protocolar horário de recebimento do recurso. 2. Cortar na linha tracejada. 3. Entregar a parte superior ao responsável pela análise de recursos. |
|||
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO ESPECIAL
PROCESSO SELETIVO
Candidato: Imprima este formulário caso esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade oficial nas etapas presenciais, por motivo de perda, roubo ou furto.
Anexe o registro da ocorrência em órgão policial.
Processo Seletivo: Mestrado em Ecologia e Conservação
Nº de Inscrição: |
|
||||
Área de Concentração: |
Ecologia |
||||
Linha de Pesquisa: |
|
||||
Nome do candidato: |
|
||||
Nome da mãe: |
|
||||
________________________________, _____/_____/______. Local Data Assinatura do Candidato |
|||||
PROCURAÇÃO
Candidato: Utilize esta procuração para protocolar inscrição, matrícula e/ou recurso, de acordo com a necessidade e/ou conveniência.
_______________________________________________________________ filho de _______________________________________________________________________ e de _________________________________________________________ nascido aos ________ dias do mês de ____________________________ de _________, na cidade de _______________________________________ Estado de (sigla) _______, domiciliado/a e residente na rua __________________________________________________ nº. ________, complemento _______________________, bairro __________________________________, na cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador do documento de identidade RG ______________________ expedido pelo ________________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____ pela presente nomeia e constitui seu bastante procurador(a) _________________________________________________________________ brasileiro/a, domiciliado/a e residente na rua ____________________________________ nº. ________, complemento _______________________, bairro __________________________________, na cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador do documento de identidade RG _________________________ expedido pelo ______________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____, para fim específico de INSCRIÇÃO, MATRÍCULA e/ou RECURSO, assumindo total responsabilidade pelo que seu presente procurador vier a efetivar.
_____________________ (cidade), ____ de ______________________ de 201__.
_____________________________ _____________________________
Candidato/a Procurador(a)
Tel. |
|
Tel. |
Cel. |
|
Cel. |
|
|
|
* Obs.: Não é necessário reconhecer firma em Cartório
O candidato e/ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas na inscrição, arcando o candidato e/ou seu procurador com as consequências de eventuais erros de preenchimento.
SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
PROCESSO SELETIVO 2018.1
Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de Pós-Graduação.
Horário de recebimento: _____h_____
Rubrica ou assinatura:
À Comissão de Seleção – Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação
Eu,________________________________________________________, inscrito sob o nº__________________ e nos termos do Artigo 27 do Decreto nº 3.298 de 20/12/1999, solicito atendimento diferenciado conforme segue:
Tipo de deficiência:
Tipo de atendimento especial:
Tempo adicional: sim ( ) nos termos do artigo 30, inciso V, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.
não ( ).
Data: Nº de Inscrição: Assinatura: |
Instruções para o Programa de Pós-Graduação: 1. Protocolar horário de recebimento da solicitação. 2. Cortar na linha tracejada. 3. Entregar a parte superior a Comissão de Seleção para análise. |
AUTODECLARAÇÃO
(de estudante autodeclarado
preto, pardo, indígena e pessoa com deficiência)
Eu,
__________________________________________________________, portador (a) do RG
n.º _________________ e inscrito (a) no CPF sob o n.º _____________________,
declaro, sob as penas da lei, para fins de apresentação ao PROCESSO SELETIVO
2019.1 DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL
OFERECIDO PELA UFMS PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2019, que sou ( ) preto ( )
pardo ( ) indígena ( ) pessoa com deficiência. Declaro, ainda, a veracidade das
informações prestadas para reserva de vagas no PROCESSO SELETIVO 2019.1 PARA
PROVIMENTO DE VAGAS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL OFERECIDO PELA
UFMS PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2019, bem como atesto que estou ciente
sobre o Artigo 299 do Código Penal que dispõe que é crime "omitir, em
documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou nele
inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita com fim de
prejudicar, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato juridicamente
relevante". Desde já autorizo a verificação dos dados, sabendo que a
omissão ou falsidade de informações resultará nas punições cabíveis, inclusive
com a desclassificação do candidato. Por ser a expressão da verdade, firmo o
presente para efeitos legais.
Local e data: ______________________, _____de
________________de _________
Assinatura do(a) Declarante
LAUDO MÉDICO
(nos
termos do Art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999)
1. IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE
Nome:______________________________________________________________________
Curso:______________________________________________________________________
Câmpus:
___________________________________________________________________
Sexo: ( )Masculino; ( )Feminino; Nascimento ____/____/________
CPF __________________
Identidade: ______________________ Órgão
Emissor: _________________ UF: _______
Nome da
mãe:_______________________________________________________________
Nome do
pai:________________________________________________________________
2. LAUDO
MÉDICO
(Restrito ao Médico)
Atesto, para a finalidade de permanência em
vaga reservada para pessoas com deficiência nos Processos Seletivos na
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, previstas na Lei Federal
12711/2012, alterada pela Lei Federal 13409/2016, que o requerente possui a
deficiência abaixo assinalada:
Tipo
de Deficiência: |
Grau: |
( ) Auditiva |
( ) Leve |
( ) Visual |
( ) Moderada |
( ) Física |
( ) Grave |
( ) Intelectual |
|
( ) Deficiência Múltipla |
|
( ) Transtorno Espectro Autista |
|
Código
Internacional de Doenças – CID-10: (Preencher com tantos códigos quantos
sejam necessários): |
|
Descrição Clínica Detalhada da Deficiência: |
|
Provável
Causa da Deficiência (quando for o caso): |
|
Áreas e/ou
Funções Afetadas e Limitações (quando for o caso): |
|
Apresentar,
juntamente com este laudo, os seguintes exames para comprovação da
deficiência: |
- Deficiência Auditiva: exame de
audiometria; - Deficiência Visual: exame oftalmológico; - Deficiência Física: exames de imagem ou
outros que comprovem a deficiência; - Deficiências Múltiplas: exames que comprovem
as deficiências, conforme o comprometimento. |
_____________________________________,
____/______/________.
Nome do médico:
________________________________________________________
Especialidade:
__________________________________________________________
Assinatura |
Carimbo e Registro CRM |