EDITAL DE SELEÇÃO Nº 3, DE 11 DE MAIO DE 2020
1.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Processo Seletivo será regido pelas regras dispostas
no presente Edital e conduzido por Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado
de Curso e composta de professores do Curso.
1.2. A seleção em sistema de fluxo contínuo destina-se ao preenchimento das vagas oferecidas a candidatos portadores de diploma de graduação em todas as áreas da grande área Ciências Biológicas ou áreas afins, devidamente registrado, se obtido no Brasil, ou revalidado, se obtido no exterior, ressalvado o disposto no item 1.2.1.
1.2.1. A aceitação de candidatos com diploma de graduação
expedido por instituição estrangeira não revalidado seguirá o disposto no art.
54 do Regimento Geral da UFMS.
1.2.2. Aceitar-se-á inscrição de candidatos durante todo o
período especificado no Item 2.1 deste Edital até que a última vaga seja
preenchida.
1.3. As dúvidas quanto ao Edital poderão ser esclarecidas pessoalmente na secretaria de curso, preferencialmente, pelo e-mail ecologia.inbio@ufms.br ou pelo telefone (67) 3345-7319.
1.4. A área de concentração do Programa é Ecologia e as
linhas de pesquisa são: Ecologia aplicada, Ecologia de Ecossistemas, Ecologia
Adaptativa e História de Vida, e Ecologia de Populações e Comunidades.
1.5. O candidato fica ciente de que, independentemente do
tema de seus trabalhos de graduação e profissional, a proposta de estudos a ser
desenvolvida durante o Curso deve necessariamente estar vinculada a uma das
linhas de pesquisa do Programa.
1.6. O candidato estrangeiro selecionado deverá providenciar os documentos abaixo no ato de matrícula no curso (ver instruções para estrangeiros na seção de anexos):
a)
diploma de
graduação, histórico escolar e certidão de nascimento ou casamento ou
equivalente apostilados no caso de sua origem ser de um país signatário da
Convenção de Haia, ou autenticado por autoridade consular competente, no caso
de país não signatário;
b) passaporte e visto temporário com prazo de validade, de acordo com a Resolução normativa/CNIg nº 116 de 8 de abril de 2015;
c) comprovante de ser beneficiário de bolsa de estudo ou comprovante, entregue junto à autoridade consular brasileira, de que possui seguro saúde, dispõe de recursos suficientes para manter-se durante o período de estudo e que se encontra matriculado ou formalmente aceito em instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil;
d)
apólice
quitada de seguro de vida e saúde internacional válido para o Brasil,
contemplando além de despesas relativas a eventuais problemas de saúde,
translado do aluno caso ocorra óbito no exterior.
1.7. As atividades de ensino ocorrem no prédio do Instituto
de Biociências, nos turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira. As
atividades de pesquisa e orientação desenvolvem-se em horário integral.
1.8. A inscrição do candidato é
gratuita.
1.9. A distribuição das vagas obedecerá ao estabelecido a
seguir:
|
Área de concentração |
Linha de
Pesquisa |
Vagas
ampla concorrência |
Vagas ações afirmativas* |
Total de vagas |
|
Ecologia |
Ecologia Aplicada |
3 |
1 |
4 |
|
Ecologia de Ecossistemas |
||||
|
Ecologia das adaptações e História de Vida |
||||
|
Ecologia de populações e comunidades |
* Ações Afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiência (Resolução nº 167/2019 Copp/UFMS)
1.9.1 Fica reservada uma vaga para candidato autodeclarado indígena, ou para candidato autodeclarado negro (preto ou pardo) ou para candidato autodeclarado pessoa com deficiência aprovados e classificados no processo seletivo.
1.9.2 Considera-se negro, indígena e pessoa com deficiência o candidato que se autodeclarar como tal, em documento de autodeclaração conforme anexo deste edital. A autodeclaração deve ser enviada, no ato da inscrição, por meio do Portal.
1.9.3 Poderá concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aquele que se
autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição no processo seletivo, conforme
o quesito cor ou raça, utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE).
1.9.4 O candidato que se autodeclarar indígena deverá apresentar documento
comprobatório de pertencimento a etnia indígena.
1.9.5 O candidato que se autodeclarar pessoa com deficiência deverá apresentar
laudo médico de especialista em sua área de deficiência, atestando a espécie e
o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doenças (CID) vigente, bem como o devido
enquadramento na categoria de deficiência prevista no art. 4º do Decreto nº
3.298, de 20 de dezembro de 1999 (enviar laudo médico digitalizado no ato da
inscrição por meio do Portal). Caso aprovado, o candidato deverá apresentar
laudo médico original no ato da matrícula.
1.9.6 O candidato que se autodeclarar negro, se aprovado, deverá participar da
Banca de Verificação de Autodeclaração de pessoa
negra em datas a serem definidas, seguindo o disposto na Resolução nº 150, Coun, de 30 de agosto de 2019.
1.9.7 As Normas Regulamentadoras para Verificação das Condições de Ingresso
por Reserva de Vagas para Ações Afirmativas deverão obedecer ao estabelecido na
Resolução nº 150, Coun, de 30 de agosto de 2019.
1.9.8 O candidato que apresentar informações falsas será eliminado do Processo
Seletivo.
1.9.9 Para o caso de número insuficiente de candidatos em cada uma das
categorias, seja por falta de inscrição ou pelo fato de os candidatos não
atingirem a pontuação mínima estipulada, as vagas remanescentes serão
distribuídas entre os demais candidatos ao acesso afirmativo, por ordem de
classificação.
1.9.10
Na hipótese de não haver candidatos
negros, indígenas ou pessoas com deficiência aprovados em número suficiente
para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a
ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados,
observada a ordem de classificação.
2.
DAS INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições ficarão
abertas pelo Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br, a partir de 0h do dia 13 de maio de 2020 às 16h do dia 31 agosto de 2020, selecionando-se
o Mestrado em Ecologia e Conservação.
2.1.1.Para efetivar a inscrição, os documentos devem ser anexados, no ato da inscrição, por meio do Portal, conforme formulários anexos neste edital e disponíveis na página do curso em: https://ppgec.ufms.br/formulario/.
2.1.2. Não será aceita a entrega condicional de documentos, e
não será permitido o encaminhamento de documentos complementares e/ou sua
retirada após o envio da documentação.
2.1.3 O candidato com Necessidades Especiais que necessite
de atendimento diferenciado deverá indicar no formulário de inscrição, em campo
próprio, a sua necessidade, especificando o tipo de atendimento que a
Instituição deverá dispensar no local das provas para garantir a sua
participação no Processo Seletivo. O candidato também poderá requerer, se
necessário, tempo adicional, limitado a 60 minutos, para a realização das
provas, conforme previsto no art. 30, inciso V, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.
2.1.4. O candidato que solicitar atendimento diferenciado deverá entregar, no ato da inscrição, junto aos documentos descritos no item 2.2, pedido direcionado à Comissão de Seleção, conforme anexo, anexando cópia de laudo médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID e que indique a necessidade de tal atendimento.
2.1.5. O procedimento descrito nos itens 2.1.3 e 2.1.4 também será utilizado para que a Comissão adote critérios nas provas escritas, discursivas ou de redação, quando houver, para avaliação da Produção Textual Escrita considerando a singularidade linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa, nos termos do artigo 30, inciso VI, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.
2.1.6. A solicitação de atendimento diferenciado será
atendida dentro das possibilidades técnicas da UFMS, condicionada à
avaliação e ao parecer favorável pela Comissão de Seleção.
2.1.7. O candidato deve estar ciente de que as informações
prestadas, sobre a condição que motiva a solicitação de atendimento
diferenciado, devem ser exatas e fidedignas, sob pena de responder por crime
contra a fé pública e de ser eliminado do Processo Seletivo.
2.1.8. Nos termos do artigo 27 do Decreto nº 3.298 de 20/12/1999, o não cumprimento, pelo candidato com Necessidades Especiais, ao que prevê os itens 2.1.3 e 2.1.4, desobriga a UFMS ao atendimento da solicitação de atendimento diferenciado.
2.1.9. Vigora, para todos os efeitos deste
Edital, o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.
2.1.10. Os modelos de formulários estarão disponíveis como anexos neste edital e na página do curso em: https://ppgec.ufms.br/formulario/.
2.1.11.
Segue
abaixo o endereço da Secretaria do Mestrado.
SECRETARIA DO PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO
Instituto de Biociências
Fundação Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul
Avenida Costa e Silva S/n°,
Bairro Universitário
CEP 79070-900 - Campo Grande
– MS
2.2. Os documentos necessários para a realização da inscrição devem ser anexados no Portal em formato PDF e são os seguintes:
a) comprovante de inscrição assinado, impresso a partir do Portal de Pós-Graduação www.posgraduacao.ufms.br, selecionando-se o curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação;
b) documento de identidade oficial, frente e verso, somente para brasileiros;
c)
certidão de nascimento ou casamento;
d) título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, somente para brasileiros exceto para indígenas;
e) comprovante de quitação com o serviço militar, somente para brasileiros do sexo masculino exceto para indígenas;
f)
passaporte,
somente para estrangeiros;
g)
histórico
escolar e diploma de graduação ou equivalente, frente e verso;
h)
certificado de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC;
i)
histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC;
j)
uma foto 3x4, recente;
k) declaração de pré-aceite do orientador de dissertação, conforme modelo anexo; e
l) projeto de mestrado contendo plano de trabalho detalhado (em uma via) conforme modelo anexo também disponível em https://ppgec.ufms.br/formulário, indicando fontes financiadoras e disponibilidade de infraestrutura, assinado pelo candidato e orientador.
2.2.1. A inscrição do
candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições
estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar
desconhecimento.
2.2.2. As informações prestadas serão de inteira
responsabilidade do candidato, dispondo a Instituição do direito de excluir do
processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e
legível e/ou que fornecer dados inverídicos.
2.2.3. A falta de documentação, descumprimento do prazo de
entrega ou de envio implicam o indeferimento da inscrição.
2.2.4. A Fundação Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul e a Comissão de Seleção não se responsabilizam
por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos
computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de
comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem
técnica ou meteorológica que impossibilitem a transferência de dados.
2.2.5. Após finalizar a inscrição e anexar toda a documentação necessária, o candidato deverá encaminhar um e-mail para ecologia.inbio@ufms.br solicitando análise de sua documentação.
2.2.6. Até 10 dias após o envio do e-mail de que trata o item 2.2.5, o candidato poderá conferir na página do Programa (ppgec.ufms.br) se sua inscrição foi deferida ou indeferida.
2.2.7. O candidato com inscrição indeferida poderá interpor recurso em até um dia útil após a divulgação do resultado, devendo utilizar o formulário anexo. O recurso deve ser encaminhado para o e-mail do Programa (ecologia.inbio@ufms.br) e será julgado pela Comissão de Seleção. O resultado da análise dos recursos será divulgado na página do curso ppgec.ufms.br.
3.
DA
AVALIAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DO PLANO DE TRABALHO
3.1. A avaliação do projeto de mestrado, contendo o plano de trabalho, será realizada por banca composta por três doutores, indicados pela Comissão de Seleção do PPGEC, os quais encaminharão a avaliação no prazo de 15 dias a partir do recebimento.
3.2. O candidato considerado aprovado deverá reencaminhar o projeto revisado segundo os comentários e sugestões enviadas em até 10 dias, para aprovação final pela Comissão; ou reprovação definitiva a critério da Comissão e com base exclusivamente no atendimento ou não dos pontos que demandaram revisão. A secretaria do Programa encaminhará o resultado da avaliação para o candidato por e-mail. O candidato deverá reencaminhar o projeto revisado para o endereço de e-mail da secretaria do curso (ecologia.inbio@ufms.br).
3.3. Cada docente atribuirá um nota a qual varia na escala de 0 (zero) a 10 (dez), considerando-se a média dos critérios apresentados no ANEXO III com mesmo peso: Projetos com a média final inferior a 7 serão considerados reprovados.
3.4. Em até quarenta e cinco dias
após o deferimento da inscrição, o candidato será informado sobre o resultado
da avaliação do projeto de dissertação pela secretaria do Programa.
3.5. Após a divulgação do resultado, o candidato não aprovado terá o prazo de um dia útil para submeter recurso (em arquivo formato PDF) para o e-mail: ecologia.inbio@ufms.br, conforme formulário anexo, justificado por escrito solicitando a revisão do resultado.
3.6. A coordenação do PPGEC terá prazo de até 10 dias para
deferir ou indeferir o recurso.
4.
DA HOMOLOGAÇÃO
O resultado final do Processo Seletivo, depois de decididos todos os recursos interpostos, será homologado pelo Colegiado de Curso por meio de Resolução, publicada no Boletim Oficial da UFMS e divulgada pela Secretaria de Curso em (ppgec.ufms.br).
5.
DO
PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DE MATRÍCULA DOS CANDIDATOS SELECIONADOS
5.1 O candidato que tiver o projeto aprovado será convocado e terá o prazo de trinta dias para realizar a matrícula, a contar da data de disponibilização de bolsa pelo programa. No caso de indisponibilidade de bolsas por período superior a 6 meses da data de aprovação do projeto, o candidato que não optar pelo ingresso sem bolsa terá a vaga cancelada.
5.2 Será exigida, no ato da
matrícula, a apresentação dos documentos originais das cópias anexadas no Portal
da Pós-Graduação. O horário de atendimento é das 7h às 10h30min e das
13h às 16h, na secretaria
do curso no endereço constante do item
2.1.11 deste Edital.
5.3 O início do curso será imediatamente após a realização
da matrícula.
6.
DO
CORPO DOCENTE DE DOUTORES ORIENTADORES
6.1. A lista de docentes orientadores e links para os respectivos currículos Lattes estão anexos ao presente edital.
6.2. A disponibilidade de vagas por orientador
poderá variar ao longo do ano, com base no fluxo de alunos (matrículas e
conclusões) sob orientação. Portanto, todos os candidatos devem contatar
potenciais orientadores com antecedência, para se informar da disponibilidade
de vagas durante a vigência deste edital.
7.
DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
7.1. A inscrição do candidato
implicará o conhecimento das presentes instruções e a tácita aceitação das
condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital e
nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções
específicas para a realização do certame, acerca das quais não poderá alegar
desconhecimento.
7.2. Os itens constantes do Edital
poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, circunstância
que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado.
7.3. A qualquer tempo poder-se-á
anular a inscrição, ou tornar sem efeito a seleção de candidato, desde que
verificadas falsidades ou inexatidões de declarações ou irregularidades na
inscrição, nas provas ou nos documentos.
7.4. Motivará a eliminação do candidato do
Processo Seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a
tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital ou a outros
relativos ao Processo Seletivo, aos comunicados ou às instruções ao candidato,
bem como o tratamento incorreto e descortês a qualquer pessoa envolvida na
seleção.
7.5. O candidato que não apresentar toda a
documentação exigida terá sua inscrição indeferida.
7.6. A matrícula só será efetivada após a apresentação de todos os documentos originais exigidos do item 2.2. deste Edital para conferência com os documentos anexados no Portal.
7.7. Dos alunos matriculados no curso será
exigida dedicação em tempo integral.
7.8. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e
Conservação é autorizado e recomendado pela CAPES/MEC, com conceito seis.
7.9. A titulação conferida pelo programa é a de Mestre em Ecologia, área de concentração em Ecologia (diploma de validade nacional).
7.10. O aluno matriculado deverá
manter atualizados seus dados pessoais, meios de contato e seu endereço até o
final dos estudos, na Secretaria de Curso.
7.11. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação poderá oferecer bolsa de mestrado (cotas da CAPES ou CNPq), entretanto a aprovação no Exame de Seleção não garante o recebimento de bolsa. Em caso de disponibilidade, a destinação de bolsas para ingressos via este edital seguirá a ordem cronológica das inscrições neste Processo Seletivo. A destinação de bolsas-cota do programa é feita por um ano, e pode ou não ser renovada anualmente até o término do curso, segundo critérios de avaliação pela comissão de bolsas do programa, em consonância com as regras das agências fomentadoras e da UFMS.
7.12. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado
de Curso, no âmbito de sua competência.
GUSTAVO GRACIOLLI
ANEXO I
FORMULÁRIO
DE AUTODECLARAÇÃO
Nome:_________________________________________________________
Inscrição:_______________________________________________________
Declaro ser .......................................................................
(indicar se é negro(a), de cor preta ou parda, indígena ou pessoa com
deficiência) e assumo a opção de concorrer às vagas no Programa de
Pós-Graduação (PPG) stricto sensu em ..............................................
(indicar nome do PPG),
nível................................ (indicar se é
mestrado/doutorado), da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
por meio do Sistema de Ações Afirmativas para negros(as), indígenas e pessoas
com deficiência, de acordo com os critérios e procedimentos inerentes ao
sistema. As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira
responsabilidade, estando ciente que poderei responder criminalmente no caso de
falsidade. Por ser verdade, firmo esta declaração.
Assinatura
do(a) Candidato(a)
Campo Grande, .......... de ............... de
..................
ANEXO II
|
|
PROJETO DE
PESQUISA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL PROGRAMA
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO - PPGEC |
|
TÍTULO DO PROJETO: ( )
dissertação de mestrado ( )
tese de doutorado Nome do aluno ou candidato: |
|
I – Dados do ORIENTADOR |
|
1)
CPF 2)
Nome completo 3) Data nascimento
|
|
|
|
4)
Nacionalidade 5) Endereço eletrônico
|
|
|
|
II – Local de trabalho do ORIENTADOR |
|
6) Instituição |
7) Departamento/laboratório |
|
|
|
|
III – Enquadramento |
8) Linha de pesquisa 9) Vigência 10) Solicitou apoio financeiro?
|
|
Início: Término: |
( ) Sim |
( ) Não |
|||
|
11) Grupo de Pesquisa no CNPq: |
||||||
|
12) Requer parecer do comitê de ética: ( ) Não |
( ) Humanos |
( ) Animais |
( ) Bio-segurança |
|||
|
13) Situação
atual do projeto: |
( ) Em andamento ( ) Não iniciado |
Local Data Assinaturas (orientador e aluno/candidato)
|
|
|
|
|
|
||
|
|
||
IV – Avaliação pela Comissão (uso exclusivo do PPGEC) |
||
COMISSÃO DE
AVALIAÇÃO (Designada pelo Colegiado de Curso do PPGEC)
Data Parecer comissão Nome e assinatura do PRESIDENTE DA COMISSÃO
|
|
( ) Aprovado ( ) Reprovado |
|
|
PARECER: |
||
Projeto
TÍTULO:
Resumo do Projeto (máximo 14 linhas, espaço simples entre linhas– fonte Arial tamanho 10)
|
|
VIII – Palavras-chave (três)
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|
|
|
INTRODUÇÃO (contexto teórico e relevância científica das questões de estudo – sem limite de páginas)
OBJETIVOS (questões e hipóteses que serão testadas)
MÉTODOS (local de estudo, delineamento e coleta de dados, análise de dados)
LITERATURA CITADA (sem limite de páginas)
EQUIPE (nomes completos, CPF, afiliação, e-mail)
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO (incluir apenas atividades do projeto, como: coleta de dados, análises de dados, redação de relatórios e do trabalho final, e entrega para avaliação da banca. Projetos de dissertação de mestrado devem prever término da coleta de dados até o terceiro semestre, e teses de doutorado até o sexto semestre letivo).
ORÇAMENTO (incluir descrição, unidade de medida, valor unitário, quantidade necessária ao projeto, e valor total. Apontar quais itens estão disponíveis e quais demandam financiamento a ser solicitado. Justificar a finalidade de cada item para o projeto)
8.
MATERIAL
PERMANENTE
9.
MATERIAL
DE CONSUMO
10. DIÁRIAS
11. PASSAGENS
12. SERVIÇOS DE TERCEIROS
13. OUTROS
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES (listar as instituições de apoio ao estudo, inclusive aquelas de afiliação dos membros da equipe do projeto; citar o tipo de participação de cada uma)
RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS NO PROJETO (além da equipe do projeto, apontar apoio de pessoal técnico, estudantes de graduação, e bolsistas)
Observações: edição do texto em Word; fonte Arial 11; espaçamento 1,5. Tabelas e figuras em fonte Arial 10 e espaçamento simples entre linhas. Papel tamanho A4, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm; todos os itens e sub-itens em negrito. Não existe limite de páginas.
ANEXO
III
Nome do (a) candidato (a):
Título do Projeto de dissertação:
Abaixo seguem oito perguntas
como guia para a avaliação.
SIM NÃO ver comentários
|
1. O trabalho é contribuição original? Nota: |
( ) |
( ) |
( ) |
|
2. Os objetivos e hipóteses do trabalho estão claros e bem formulados? Nota: |
( ) |
( ) |
( ) |
|
3. Os procedimentos de coleta e análise de dados são apropriados? Nota: |
( ) |
( ) |
( ) |
|
4. A organização das partes do trabalho é satisfatória? Nota: |
( ) |
( ) |
( ) |
|
5. O texto está claro e gramaticalmente correto? Nota: |
( ) |
( ) |
( ) |
|
6. O Cronograma é adequado para a execução do projeto? Nota: |
( ) |
( ) |
( ) |
|
7. A literatura citada é adequada e bem utilizada? Nota: |
( ) |
( ) |
( ) |
|
8. Resumo, abstract e palavras-chave são informativos e adequados? Nota: |
( ) |
( ) |
( ) |
¹Para comentários, favor utilizar páginas adicionais.
PARECER:
Avaliador, indicar uma nota do mérito do projeto referente à excelência da proposta quanto aos aspectos científicos,
tecnológicos e de inovação, dos pontos de vista da qualidade e originalidade do projeto, do avanço esperado em relação
ao estado da arte e da efetividade da metodologia proposta
Média Final Nota (itens 1 a 8):
( ) Aprovada (nota do mérito igual ou superior a 7.0)
Sem modificações (
)
Com poucas modificações (favor apontá-las no projeto) ( )
( ) Reprovada (nota inferior a 7.0)
Justificar (se necessário, adicionar novas páginas):
Local: Campo Grande, MS Data:
Nome completo (avaliador)
Assinatura: ______________________________________
ANEXO IV
CARTA DE PRÉ-ACEITE
Informo, para fins de inscrição no exame de seleção do
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, Universidade Federal de
Mato Grosso do Sul, que antecipadamente aceito orientar o(a) candidato(a)
___________________________________
_____________________________________________________, nas atividades do curso
de Doutorado, que compreende seu plano de estudos e o projeto de dissertação ou
de tese.
Local e data: __________________________
Nome legível:
___________________________________________
Assinatura:
ANEXO V
CORPO
DOCENTE HABILITADO A EMITIR PRÉ-ACEITE NESTE EDITAL
(número de
vaga habilitadas para o docente)
ALINE PEDROSO
LORENZ LEMKE (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3847687662785649. E-mail: aline_lorenz@yahoo.com.br
ANDRÉA CARDOSO DE ARAUJO (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9220261246545648. E-mail: andrea.araujo@ufms.br
CYNTHIA PERALTA
DE ALMEIDA PRADO (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0478918770549605. E-mail: cyn_prado@yahoo.com.br
DANILO BANDINI RIBEIRO (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6656064447692834. E-mail: biodbr@yahoo.com.br
DENISE BRENTAN DA SILVA (1 vaga)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4711459995184399 E-mail: denisebrentan@gmail.com
DIEGO JOSÉ
SANTANA SILVA (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8696855248289840. E-mail: santana_herpeto@yahoo.com.br
DIOGO BORGES PROVETE (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9194853434437963. E-mail:
ERICH ARNOLD
FISCHER (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5113493410800601. E-mail: eafischer@uol.com.br
FABIO DE OLIVEIRA ROQUE
(2 vagas)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0569110274864876. E-mail : roque.eco@gmail.com
FERNANDO PAIVA
(2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7833660059364011. E-mail: fernando.paiva@ufms.br
FRANCO LEANDRO
DE SOUZA (1 vaga)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7315070304603137. E-mail: franco.souza@ufms.br
GERALDO ALVES DAMASCENO JÚNIOR (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2968576714855735. E-mail: geraldo.damasceno@ufms.br
GUILHERME DE MIRANDA MOURÃO (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1427331432730150. E-mail: guilherme.mourao@embrapa.br
GUSTAVO GRACIOLLI (1 vaga)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5389549751351126. E-mail: ggraciolli@yahoo.com.br
HEITOR MIRAGLIA HERRERA (2 vagas)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0041757417473664. E-mail: herrera@ucdb.br
JOSUÉ RAIZER (2
vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4976414949967775. E-mail: jraizer@gmail.com
LETICIA COUTO GARCIA RIBEIRO (2 vagas)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9330007643430035 E-mail: garcialcbio@yahoo.com.br
LUIZ EDUARDO ROLAND TAVARES (2
vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0106297558280456. E-mail: lertavares@gmail.com
LUIZ GUSTAVO RODRIGUES OLIVEIRA SANTOS (1 vaga)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6599400634680974. E-mail: gu_tapirus@hotmail.com
MAURÍCIO DE ALMEIDA GOMES (1 vaga)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1704900936395361 E-mail: almeida.gomes@yahoo.com.br
RAFAEL DETTOGNI GUARIENTO (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1463776084744636. E-mail: rafaguariento@gmail.com
RUDI RICARDO LAPS (1 vaga)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8630202475574197. E-mail: rudilaps@uol.com.br
VANDA LÚCIA FERREIRA (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7693023478811087. E-mail: vandalferreira@gmail.com
YZEL RONDON SÚAREZ (2 vagas)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4300201078050323. E-mail: yzel@uems.br
ANEXO VI
REQUERIMENTO
DE RECURSO
PROCESSO
SELETIVO
Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de
Pós-Graduação.
Horário de recebimento: _____h_____
Rubrica ou assinatura:
Processo Seletivo: Mestrado em Ecologia e Conservação
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Nº de
Inscrição: |
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Área
de Concentração: |
Ecologia |
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Linha
de Pesquisa: |
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Objeto
do recurso: (etapa) |
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Fundamentação e argumentação lógica: (descrever abaixo) |
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Data: Nº de Inscrição: Assinatura: |
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Instruções para o
Programa de Pós-Graduação: 1.
Protocolar horário de
recebimento do recurso. 2.
Cortar na linha tracejada. 3.
Entregar a parte superior
ao responsável pela análise de recursos. |
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ANEXO VII
FORMULÁRIO
DE IDENTIFICAÇÃO ESPECIAL
PROCESSO
SELETIVO
Candidato: Imprima este formulário caso esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade oficial nas etapas presenciais, por motivo de perda, roubo ou furto.
Anexe o registro da ocorrência em órgão policial.
Processo Seletivo: Mestrado em Ecologia e Conservação
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Nº de
Inscrição: |
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Área
de Concentração: |
Ecologia |
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Linha
de Pesquisa: |
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Nome
do candidato: |
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Nome
da mãe: |
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________________________________, _____/_____/______. Local Data Assinatura do Candidato |
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ANEXO VIII
PROCURAÇÃO
Candidato: Utilize esta procuração para
matrícula e/ou recurso, de acordo com a necessidade e/ou conveniência.
_______________________________________________________________ filho de _______________________________________________________________________ e de _________________________________________________________ nascido aos ________ dias do mês de ____________________________ de _________, na cidade de _______________________________________ Estado de (sigla) _______, domiciliado/a e residente na rua __________________________________________________ nº. ________, complemento _______________________, bairro __________________________________, na cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador do documento de identidade RG ______________________ expedido pelo ________________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____ pela presente nomeia e constitui seu bastante procurador(a) _________________________________________________________________ brasileiro/a, domiciliado/a e residente na rua ____________________________________ nº. ________, complemento _______________________, bairro __________________________________, na cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla) _______, portador do documento de identidade RG _________________________ expedido pelo ______________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____, para fim específico de INSCRIÇÃO, MATRÍCULA e/ou RECURSO, assumindo total responsabilidade pelo que seu presente procurador vier a efetivar.
_____________________ (cidade), ____ de
______________________ de 201__.
_____________________________ _____________________________
Candidato/a Procurador(a)
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Tel. |
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Tel. |
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Cel. |
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Cel. |
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e-mail |
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e-mail |
* Obs.: Não é necessário reconhecer firma em
Cartório
O candidato e/ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas na inscrição, arcando o candidato e/ou seu procurador com as consequências de eventuais erros de preenchimento.
ANEXO IX
SOLICITAÇÃO
DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
PROCESSO
SELETIVO 2020
Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de
Pós-Graduação.
Horário de recebimento: _____h_____
Rubrica ou assinatura:
À Comissão de Seleção – Programa de Pós-Graduação em Ecologia e
Conservação
Eu,________________________________________________________, inscrito sob o nº__________________ e nos termos do Artigo 27 do Decreto nº 3.298 de 20/12/1999, solicito atendimento diferenciado conforme segue:
Tipo de deficiência:
Tipo de atendimento especial:
Tempo adicional: sim ( ) nos termos do artigo 30, inciso V, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.
não ( ).
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Data: Nº de Inscrição: Assinatura: |
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Instruções para o
Programa de Pós-Graduação: 1.
Protocolar horário de
recebimento da solicitação. 2.
Cortar na linha tracejada. 3.
Entregar a parte superior
a Comissão de Seleção para análise. |