Linhas de Pesquisa

ECOLOGIA ADAPTATIVA E HISTÓRIA VIDA

Pesquisas focadas em características adaptativas, comportamento, historias de vida e funcionamento dos organismos. Esta linha também envolve docentes e projetos que analisam como aspectos fenotípicos de organismos são moldados pelo meio ambiente e por interações bióticas dependentes da densidade, assim como as implicações destas interações para a evolução de populações, incluindo dinâmicas eco-evolutivas, ecologia funcional, ecofilogenética. 

 

ECOLOGIA APLICADA

Pesquisas direcionadas para o uso de informações sobre biodiversidade e serviços ecológicos no âmbito da conservação, gestão ambiental, manejo de espécies, ecologia forense, restauração ambiental, biomonitoramento, uso sustentável da biodiversidade e outras demandas sociais.

 

ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS

Pesquisas nesta área destinam-se a caracterizar, predizer e compreender os fatores que afetam a magnitude e estabilidade de processos ecossistêmicos, que por sua vez são definidos por qualquer processo que afete o fluxo de matéria e/ou energia (e.g., produtividade primária ou secundária, interações tróficas, decomposição, translocação e excreção de nutrientes, etc…) através dos organismos e dos componentes abióticos dos ecossistemas.  

 

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES

Pesquisas focadas no entendimento de mecanismos que geram variações em padrões populacionais (e.g. tamanho populacional, reprodução, movimento, ocupação) e em metapopulações (e.g. dinâmicas de colonizações e extinções em manchas) ou abordam questões relacionadas a compreensão de processos que geram coexistência de espécies, incluindo abordagens de redes de interações, ecologia de metacomunidades, trade-offs e teoria moderna da coexistência.