Nosso Quintal
A fronteira da ciência ecologia é o universo. Estimulamos a nossa equipe para estudar todos os lugares e temos participado em projetos na Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga, mas a maioria dos nossos projetos são realizados no Pantanal, Chaco e Cerrado. A razão é simples: quase 4/5 da área do Mato Grosso do Sul representam estes sistemas. Atualmente, temos focado nossos estudos no Planalto da Bodoquena e Pantanal, incluindo cavernas, córregos, lagoas, campos, pântanos e áreas florestais. Também temos iniciados estudos direcionados para a ecologia de sistemas urbanos.
O Pantanal compreende extensa (160.000 km²) planície aluvial inundável que abrange a bacia do alto rio Paraguai, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ocupa uma extensa área do centro oeste brasileiro e parte de Bolívia e Paraguai. A paisagem é formada por mosaico de ambientes como rios, lagoas perenes ou temporárias, campos inundáveis e manchas ou cordões de florestas. A enchente ocorre ao longo da estação úmida (outubro a março) e a vazante durante a estação seca (abril a setembro). Durante as enchentes as águas transbordam das calhas dos rios e avançam sobre os campos por meio de canais de drenagem, conectam lagoas, e formam amplas áreas alagadas contínuas no pico da cheia. Ao longo das vazantes os corpos d’água tornam-se descontínuos, novamente expondo vastas áreas de campos, com muitos canais secos e lagoas perenes isoladas. As enchentes são provocadas pelo escoamento de água das regiões de planalto no entorno do Pantanal, por chuvas locais, e pela baixa declividade da planície. Durante as cheias, porções mais altas do terreno formam ilhas onde ocorrem formações florestais usadas como abrigo pela fauna terrestre.
No estado do Mato Grosso do Sul também estão representados o Chaco e o Cerrado, fazendo de nosso estado um dos poucos do Brasil a apresentar diferentes tipos de ecossistemas e climas, variando de pampas a florestas.
Além das oportunidades de pesquisa em nosso estado, nosso programa é lotado na UFMS campus Campo Grande.
Campo Grande é a capital e a maior cidade do Estado de Mato Grosso do Sul. Possui uma grande diversidade de raças e culturas que formam uma identidade única de um povo simples, acolhedor, repleto de alegria e hospitalidade.
Campo Grande vem despontando-se em todo o Brasil como umas das principais cidades de turismo de eventos, com realizações de grandes feiras, leilões, congressos e exposições, oferecendo, assim, excelentes oportunidades de negócios. Além disso, implementa o turismo cultural, o turismo rural, prestando-se como importante ponto de apoio aos turistas que seguem para outras regiões do estado, como Bonito e Pantanal
Esta capital oferece atrativos turísticos para os mais variados gostos, como museus, monumentos, arquitetura, aldeia indígena urbana, parques, praças, igrejas, artesanato, feiras e outros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande.