Uso do solo e Conservação dos morcegos da Serra da Bodoquena

Postado por: Fabio De Oliveira Roque Roque

Modificações das paisagens naturais por atividades humanas pouco sustentáveis, como a pecuária extensiva e plantações de soja, tem colocado em risco a biodiversidade. Por esse motivo, nosso projeto “Land-use change effects on bat communities in a karstic region of Brazilian cerrado”, passou a ser apoiado pela Bat Conservation International, umareconhecida organização internacional que apoia projetos para a conservação dos morcegos no mundo.

Este projetoirá avaliar como o uso do solo afeta a riqueza, abundancia e diversidade funcional das comunidades de morcegos na Serra da Bodoquena, no estado do Mato Grosso do Sul. Mas por que os morcegos? Os morcegos desempenham diversas funções ecossistêmicas. Por exemplo, são controladores de pragas, dispersores de sementes e podem ser até polinizadores. Se alguma dessas funções for perdida, o ecossistema pode entrar em colapso.

A priori, nossas expectativas são que as espécies especialistas, tais como os morcegos nectarívoros, serão os mais afetados pela modificação da paisagem do que os morcegos generalistas. Esperamos que os resultados desse projeto forneçam informações inéditas e essenciais para que possamos avaliar os riscos que se pode ter ao perder espécies que desempenham funções vitais no ecossistema, principalmente em biomas que possuem atividades econômicas que não são tão amigáveis com o ambiente. Por outro lado, esperamos evidenciar para sociedade civil a importância dos morcegos para nossos ecossistemas.

(http://www.batcon.org/resources/media-education/news-room/gen-news/80-latest-news/1228-bci-congratulates-our-2020-student-scholars).

 

Compartilhe:
Veja também